Descrição de chapéu
Cinema

'Meu Tio José', na Mostra de SP, entrega esboço de um filme de formação

Animação, que tem participação de Wagner Moura, usa maniqueísmo político como motor da narrativa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

João Montanaro

Cartunista e ilustrador, colabora com a Folha desde 2010

Meu Tio José

  • Quando Disponível no Itaú Cultural Play. Próximas sessões presenciais: CCJ Ruth Cardoso, quinta (21), às 19h; Espaço Itaú Frei Caneca, dia 24, às 18h30; Espaço Itaú Augusta, dia 28, às 21h40; CFC Cidade Tiradentes, dia 30, às 19h
  • Elenco Wagner Moura, Tonico Pereira e Lorena Comparato
  • Produção Brasil, 2021
  • Direção Ducca Rios

A sequência inicial de "Meu Tio José", animação de Ducca Rios exibida agora na Mostra de São Paulo, mostra em montagem paralela o protagonista Adonias sonhando acordado com um jogo da seleção de 1983 durante a aula. Enquanto isso, seu tio, o José, membro do movimento Dissidência da Guanabara —o mesmo responsável pelo sequestro de um embaixador americano em 1969— é vítima de uma emboscada dentro de uma farmácia.

A sequência é muito bem montada e dirigida, apesar da limitação técnica imposta pela animação "cut out", isto é, com figuras recortadas de materiais como papel e tecido. A partir dela, sabemos que temos aí mais um filme de formação, centrado na relação entre a inocência de uma criança e o horror do contexto político que a circunda —da mesma estirpe do conterrâneo "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias" de Cao Hamburguer, ou ainda da animação "Persépolis", de Marjane Satrapi.

Mas, enquanto o longa da iraniana radicada na França equilibra e desenvolve muito bem as grandezas do mundo particular da protagonista e do ambiente assombroso que a rodeia, o filme de Ducca Rios esquece seus personagens e decide usar o maniqueísmo político e didatismo como motores da narrativa.

Logo após a cena de abertura, a mãe do protagonista vai buscar o menino na escola e os dois passeiam de carro por Salvador enquanto materiais gráficos da época —propagandas, pichações, charges e notícias— vão tomando o cenário a ponto de prédios serem representados por gigantescas colagens de páginas de jornal.

Se a ideia era situar visualmente o contexto histórico da época, o resultado acaba sendo um bom exemplo de como toda e qualquer ansiedade fora desse discurso político maniqueísta é simplesmente oprimida e menosprezada. Enquanto a família sofre para saber se o tio José vai sobreviver aos tiros que levou na farmácia, Adonias se preocupa com uma redação de tema livre que precisa entregar para a professora até o fim da semana. Resta alguma dúvida sobre o que o garoto vai escrever?

Mesmo a formação política do personagem é inconstante. Durante sequências de fantasia, Adonias logo de cara se vê sendo oprimido por Nossas Senhoras que se transmutam em serpentes; vê nos seus algozes da escola a figura de militares que desferem pontapés na sua barriga usando coturno e chega a se imaginar em sessões de tortura com direito a afogamento e pau de arara. "Meus pais são professores", o protagonista faz questão de repetir ao longo do filme, como se tentando justificar a parca efervescência e incongruência das suas descobertas interiores.

No fim, Adonias não aprendeu nada que já não sabia no começo. Na verdade, não havia inocência nenhuma frente ao horror que o circundava. Quer dizer, algum tipo de inocência certamente permeia esse mundo. Em determinado momento, uma professora consola Adonias, que foi surrado por valentões —filhos de militares — com a anuência da diretora fascista da escola. A professora diz "não se preocupe, Adonias, pessoas como ela não tem espaço na democracia que está voltando a surgir no Brasil". Aham….

Entre o excesso de boas intenções e as metáforas visuais rasteiras, "Meu Tio José" entrega não mais que o esboço de um filme de formação e um previsível registro histórico.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.