Descrição de chapéu Livros

Morre Ivo Barroso, poeta e tradutor de clássicos da literatura mundial, aos 91

Vencedor do Jabuti, mineiro traduziu autores como Shakespeare, Calvino, Austen e Poe

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O escritor mineiro Ivo Barroso, reconhecido como um dos principais tradutores brasileiros, morreu nesta terça-feira, aos 91 anos.

Ele teve uma parada cardíaca no hospital São José, no Rio de Janeiro, onde estava internado por causa de uma queda que sofreu em casa.

Barroso foi premiado pela Academia Brasileira de Letras por sua tradução da obra teatral completa de T. S. Eliot e venceu o Jabuti por seu trabalho com a poesia do francês Arthur Rimbaud.

Suas traduções de autores clássicos como William Shakespeare, Charles Baudelaire, Edgar Allan Poe, Jane Austen e Italo Calvino se espalham por algumas das editoras mais prestigiosas do país.

De própria autoria, publicou recentemente pela editora do Sesi o livro "Breviário dos Afetos", que reúne memórias e reflexões sobre literatura, e foi finalista do Jabuti com "A Caça Virtual e Outros Poemas", que saiu pela Record há 20 anos.

Formado em direito e em línguas neolatinas, Barroso também deu contribuições importantes à imprensa brasileira, tendo sido um dos fundadores da revista Senhor e do suplemento dominical do Jornal do Brasil. Ele deixa a mulher, Silvia Alves Barroso.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.