Astro, fundador e ex-vocalista da banda de reggae UB40, morre aos 64 anos

Atual grupo do artista publicou que Terence Wilson teve uma doença 'muito curta'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

Terence Wilson, ex-vocalista e membro fundador do grupo britânico de reggae UB40, que alcançou a fama na década de 1980 com hits como "Red Red Wine" e "Can't Help Falling In Love", morreu aos 64 anos, de acordo com uma publicação feita no perfil do grupo musical do qual fazia parte atualmente, Ali Campbell & Astro. A notícia foi dada neste sábado (6).

Terence Wilson, também conhecido pelo nome artístico Astro, tocou no UB40 até 2013, quando se separou do grupo e criou o UB40 featuring Ali Campbell and Astro ao lado de outro membro fundador da banda de reggae.

"Estamos completamente desolados e com o coração partido por anunciar que nosso amado Astro morreu hoje devido a uma doença muito curta. O mundo nunca mais será o mesmo sem ele", dizia a publicação no Twitter. Seu antigo grupo confirmou a morte.

Terence Wilson, ex-vocalista e membro fundador do grupo britânico de reggae UB40
Terence Wilson, ex-vocalista e membro fundador do grupo britânico de reggae UB40 - UB40/Reprodução

A banda de reggae alcançou a fama com o cover que fez de "Red Red Wine", de Neil Diamond, em 1983, que fez com que o grupo vendesse mais de 100 milhões de álbuns.

Eles também detêm o recorde —ao lado do grupo Madness— de mais semanas nas paradas britânicas da década de 1980.

Formado na cidade de Birmingham, o grupo surfou na onda de descontentamento juvenil contra a situação política e econômica do país. Seu nome, aliás, é o código de um formulário entregue às pessoas que se inscreviam para receber seguro-desemprego.

Os membros do grupo UB40 posam em foto tirada na África do Sul, em 2007; da esquerda para a direita: Robin Campbell, Ali Campbell e Astro
Os membros do grupo UB40 posam em foto tirada na África do Sul, em 2007; da esquerda para a direita: Robin Campbell, Ali Campbell e Astro - Siphiwe Sibeko/Reuters

Segundo o baterista Jimmy Brown, o grupo chegou a descobrir que estava sendo vigiado pela inteligência britânica. "O MI5 grampeava nossos telefones, vigiava nossas casas, fazia todos os tipos de coisas", disse ele ao jornal The Guardian. "Não estávamos planejando a revolução, mas, se ela acontecesse, sabíamos de que lado estaríamos."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.