Descrição de chapéu Clube da Leitura Folha

Clube de Leitura Folha debate 'Ratos e Homens' de John Steinbeck em novembro

Obra lançada em 1937 trata da desconstrução do sonho americano a partir da Grande Depressão na década de 1930

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Clube de Leitura Folha de novembro discute "Ratos e Homens", do escritor americano John Steinbeck. O encontro acontece virtualmente no dia 30 de novembro, a partir das 19h.

O livro é datado de 1937, dois anos antes de uma das principais obras do autor, "Vinhas da Ira", e percorre um relato duro que se passa nos próprios anos 1930, época marcada pela Grande Depressão nos Estados Unidos. Faz parte na obra do autor, de forma marcante, a desigualdade, que remonta ao caráter social de sua literatura.

O enredo de "Ratos e Homens" conta a saga de dois amigos, George —pequeno e sagaz— e Lennie —um brutamontes com inteligência infantil—, trabalhadores temporários de fazendas da Califórnia em meio ao período de recessão econômica. Nascido na Califórnia em 1902, o autor viveu na pele os efeitos econômicos da época.

O escritor norte-americano John Steinbeck, tema de debate que será realizado no dia 30
O escritor norte-americano John Steinbeck, tema de debate que será realizado no dia 30 - Reprodução

Considerado um dos maiores romancistas do século 20, Steinbeck foi laureado com o Prêmio Nobel, em 1962, e com o Pulitzer. Ele teve 17 de suas obras adaptadas em Hollywood e, em 1944, foi indicado ao Oscar de melhor história original por "Um Barco e Nove Destinos", de Alfred Hitchcock. Outras duas indicações vieram em 1946 e 1953.

Em "Ratos e Homens", o destaque vai para valores universais, como a amizade, a solidão e a vontade de melhorar de vida.

Realizado virtualmente por causa da pandemia, o Clube de Leitura Folha existe desde agosto de 2017 e reúne, sempre às últimas terças-feiras do mês, pessoas que compartilham suas experiências de leitura de obras de ficção.

Em novembro, o evento passa a ser comandado pela jornalista Vivian Masutti, coordenadora da Primeira Página do Agora e colunista do F5. Neste mês, o convidado especial será o pesquisador Lucas Kolln, doutor em história e especialista em história e literatura dos Estados Unidos.

O encontro acontece via Zoom e para participar basta acessar o link ou a reunião de número 889 2377 1003. "Outros Cantos", de Maria Valéria Rezende e publicado pela Alfaguara, será o centro do debate de 25 de janeiro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.