Descrição de chapéu Livros

Coleção Folha lembra Louis Braille, que criou escrita para deficientes visuais

Linguagem foi inspirada em um código secreto que soldados usavam para se comunicar no escuro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nesta semana, a Coleção Folha Grandes Biografias para Crianças homenageia o criador da escrita para deficientes visuais, o professor Louis Braille.

O livro explica que Braille não nasceu cego, mas perdeu a visão após um trágico acidente. Aos três anos, ao brincar com uma faca na selaria de seu pai, perfurou um dos olhos. O ferimento evolui muito mal e comprometeu toda a visão de Braille.

ilustração de livro infantil
'Louis Braille - O Criador da Escrita para Cegos', 27º volume da Coleção Folha Grandes Biografias para Crianças - Reprodução

A biografia explicita que, apesar das dificuldades, o jovem sempre se destacou nos estudos e aos dez anos foi transferido para a escola onde futuramente ocuparia o cargo de professor, o Instituto Real de Jovens Cegos, a primeira instituição para deficientes visuais no mundo.

O livro dedica grande parte da narrativa à época em que, já professor, ele se debruçou sobre o desenvolvimento do sistema Braille, que foi inspirado em um código secreto que soldados usavam para se comunicar no escuro. Além do desenvolvimento desse alfabeto, também é ensinado que o biografado chegou a desenvolver uma máquina de escrever que viria a servir de inspiração para as máquinas de escrever convencionais.

Por fim, o livro desta semana enfatiza que o criador do sistema Braille não devolveu a visão às pessoas, mas ofereceu a possibilidade de portadores de deficiência visual terem uma vida mais independente.


COMO COMPRAR

Site da coleção

Telefone (11) 3224-3090 (Grande São Paulo) e 0800 775 8080 (outras localidades)

Nas principais bancas do Brasil

Frete grátis SP, RJ, MG e PR (na compra da coleção completa)

Parcelamento em até dez vezes sem juros na compra da coleção completa

Assinante Folha ganha quatro livros na compra da coleção completa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.