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Coleção Folha traz escritos de Max Weber, um dos pais da sociologia moderna

'Ciência e Política: Duas Vocações' reúne conferências que se debruçam sobre a prática da racionalidade

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São Paulo

O próximo livro da Coleção Folha Os Pensadores examina a racionalidade do ponto de vista de um dos principais intelectuais da virada do século 19 para o século 20. "Ciência e Política: Duas Vocações", de Max Weber, com tradução de Leonidas Hegenberg e Octany Silveira da Mota, constitui o quinto volume da coleção.

Tido como um dos "pais fundadores" da sociologia moderna, o alemão Max Weber celebrizou-se sobretudo por "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo", do início do século 20. As duas conferências reunidas no volume da Coleção Folha Os Pensadores foram publicadas em 1919.

Homem de barba e terno
Retrato do intelectual alemão Max Weber em 1918 - Wikimedia Commons

Na "Notícia sobre Max Weber", que abre o volume, Manoel T. Berlinck afirma que "os numerosos trabalhos de Weber foram, sem exagero, fundamentais para o desenvolvimento da sociologia contemporânea. Pode-se dizer que sua obra, juntamente com a de Marx, de Comte e de Durkheim, é um dos fundamentos da metodologia da sociologia moderna".

Berlinck diz ainda que "nos dois ensaios apresentados neste volume, o leitor poderá se familiarizar não só com uma amostra da contribuição metodológica de Weber como também com uma de suas mais brilhantes análises substantivas".

Afinal, "a impressão que se tem é a de que seus estudos sobre religiões, a análise do surgimento do capitalismo, os estudos sobre poder e burocracia, os escritos metodológicos e sua sociologia do Direito são tentativas de resposta a perguntas tais como: quais as condições necessárias para o aparecimento da racionalidade?; qual a natureza da racionalidade?; quais as consequências socioeconômicas da racionalidade?". Sob esse prisma, "os dois ensaios que são apresentados em seguida constituem verdadeiros marcos do pensamento de Weber, pois ambos se referem especificamente à racionalidade".

Ele explica que, para Weber, há quatro tipos de orientação para a ação humana. E seu interesse está voltado para as condições necessárias, para as manifestações e consequências do quarto tipo, a orientação "zwecrational", que é "baseada na expectativa de comportamento e objetos da situação externa e de outros indivíduos usando tais expectativas como "condições" ou "meios" para a consecução bem-sucedida dos fins racionalmente escolhidos pelo próprio agente".

Assim, "em 'A Política Como Vocação', tal interesse se volta para as condições necessárias ao funcionamento do Estado moderno, para a burocracia como organização social baseada numa orientação 'zwecrational' de ações e nas consequências da burocratização do Estado moderno para a sociedade em que se encontra inserido".

Desta forma, "a racionalidade do sistema político aumenta na medida em que ocorrem uma diferenciação de status-papéis e uma especialização funcional dentro das organizações administrativas". Tal especialização "tende a mudar os critérios de alocação de status na organização política. Os critérios deixam de ser plutocráticos e passam a basear-se no desempenho e no conhecimento especializado", não havendo lugar para o diletante, pois "o seu 'sucesso' depende, cada vez mais, da ação especializada".

Já em "A Ciência Como Vocação", o interesse de Weber pela orientação "zwecrational" acaba por se manifsetar "no exame da própria prática da racionalidade. Segundo ele, a Ciência ou a prática da Ciência contribui para o desenvolvimento da tecnologia, que controla a vida. Contribui, também, para o desenvolvimento de métodos de pensamento, para a construção de instrumentos e adestramento do pensar". E, prossegue Berlinck, "finalmente, a Ciência contribui para o 'ganho da clareza'."

Com isso, Weber "quer dizer que a Ciência indica os meios necessários para atingir determinadas metas. E que tais metas devem, portanto, ser claramente formuladas, a fim de se identificarem os meios de atingi-las. Por via desse processo, entretanto, os homens ficam sabendo o que querem e o que devem fazer para obter o que querem. E isso possibilita a opção não só de meios mas de metas de comportamento".


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