Descrição de chapéu Livros Bienal do Livro

Valter Hugo Mãe diz que Bienal do Livro se precipitou e não participará do evento

Escritor português teve presença anunciada pela organização carioca, mas afirmou não ter fechado nenhum acordo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ribeirão Preto

Valter Hugo Mãe, expoente da literatura contemporânea de língua portuguesa, disse neste domingo (14) que não irá participar da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, marcada para o início de dezembro, ao contrário do que havia anunciado a organização do evento.

O escritor português estava confirmado, na programação do evento, para uma mesa de debate com o líder indígena Ailton Krenak sobre como a língua interefere em conflitos como desterros e genocídios.

O autor explicou no Instagram que estava negociando sua participação com os organizadores, mas que não houve um acordo. Ele diz não acreditar que a Bienal do Livro tenha agido de "má-fé", mas que se precipitou.

"Não foi prudente abrir meu nome, porque de facto eu manifestei vontade de ir, mas fiquei à espera do convite formal e de avaliar as condições que teria de viajar. Inclusive, minhas condições de saúde."

A Bienal do Livro não esclareceu como o erro se deu, mas lamentou, em nota, o mal-entendido. "O autor sinalizou com entusiasmo seu interesse em participar, com a concordância e envolvimento de suas editoras de Portugal e do Brasil, mas as tratativas infelizmente não evoluíram."

O escritor também lamentou pelos leitores que haviam comprado ingressos para vê-lo no evento e adiantou que pretende regressar em breve ao Brasil.

A Bienal do Livro do Rio de Janeiro, no Riocentro, vai de 3 a 12 de dezembro com a presença de 50% do público e a exigência do passaporte da vacina.

Na programação, há nomes como a argentina Mariana Enríquez, autora do romance fantástico "Nossa Parte de Noite", e Julia Quinn, do megasucesso "Os Bridgertons", além de Matt Ruff, de "Lovecraft Country".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.