Descrição de chapéu Televisão

Caetano fala de antepassados 'escuros' e Caruso faz cartum sobre evolução da espécie

Cartunista disse que não vê conotação racista no desenho, que atribui embranquecimento a desenvolvimento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ribeirão Preto

Enquanto Caetano Veloso discutia sua ancestralidade no Roda Viva desta segunda-feira e resgatava lembranças sobre seus pais e avós, que ele supõe que não fossem brancos, Paulo Caruso fez um cartum que atribuía "embranquecimento" à "evolução da espécie".

Paulo Caruso faz cartum que atribui 'embranquecimento' à 'evolução da espécie' de Caetano Veloso
Paulo Caruso faz cartum que atribui 'embranquecimento' à 'evolução da espécie' de Caetano Veloso - TV Cultura/Reprodução

A ilustração surgiu a partir de um vídeo enviado pela jornalista Elisângela Roxo, que questionou quando Caetano tomou consciência de que é pardo. "Você tem conhecimento sobre os brancos, os pretos e os indígenas dos quais você descende?"

Caetano respondeu que seus pais "nasceram de mães que tiveram filhos com mais de um homem, nenhum dos quais foi casado com nenhuma delas" e, por isso, não tem uma "ideia clara de quem são" seus avós.

Caetano Veloso participa do Roda Viva, na TV Cultura - Divulgação

O músico explicou que só conheceu a avó materna, que era "branca baiana, branca brasileira", e que suas irmãs conheceram a avó paterna, mas, na época, ela tinha vitiligo, "então qual era mesmo a cor dela minhas irmãs não viram".

Ele acrescentou que sua mãe "parecia uma indiana" e seu pai era "um típico mulato", o que o leva a supor que o avô paterno fosse "preto ou mulato mais escuro", mas que não conhece bem sua ancestralidade por não ter conhecido ninguém.

Para ilustrar a resposta, Caruso pintou a silhueta de seis homens, o primeiro preto, o último branco reluzente, e escreveu que "a evolução da espécie Caetano veio embranquecendo".

Caruso afirmou à reportagem que não vê conotação racista na arte. "Não tenho essa postura. A evolução da espécie é uma ilustração conhecida. É em cima do coloquial da imagem. Não é um julgamento de qual é a evolução. Só utilizei uma imagem muito conhecida."

Procurado, o músico não comentou o caso até a publicação deste texto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.