Descrição de chapéu Europa

Espanha devolve ao Egito coleção de obras de arte antigas saqueadas em 2014

Artefatos históricos puderam ser restituídos graças a uma operação coordenada entre os dois países

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

O governo espanhol devolveu 36 artefatos antigos roubados às autoridades egípcias nesta segunda-feira, incluindo estatuetas de deuses e potes antigos que deveriam conter restos humanos.

Os objetos —entre eles, uma escultura de granito da cabeça do leão da deusa guerreira Sekhmet— foram retirados ilegalmente de sítios arqueológicos, disseram as autoridades.

fotografia de uma cabeça de leão talhada em pedra
Artefato antigo roubado do Egito e restituído pela Espanha em ação coordenada entre os dois países - Reprodução @culturagob/Twitter

Contrabandistas os trouxeram para a Espanha, onde a polícia os apreendeu após uma investigação em 2014. Os artefatos, avaliados em mais de € 150 mil, o que equivale a algo em torno de R$ 1 milhão, foram todos provavelmente saqueados de locais em Saqqara e Mit Rahina, segundo a polícia espanhola.

O embaixador do Egito na Espanha, Youssef Diaeldin Mekkawy, os recebeu em uma cerimônia no Museu Nacional de Arqueologia de Madri.

"A recuperação destas 36 peças arqueológicas é uma operação de sucesso que já dura anos, uma operação coordenada entre autoridades egípcias e espanholas", disse Mekkawy no evento.

Egito e outros países intensificaram as campanhas para a devolução de artefatos tomados por contrabandistas ou saqueados por potências imperiais.

Segundo o portal de notícias egípcio Ahram Online, já foram resgatadas mais de 30 mil peças de arte pelas autoridades do país nos últimos dez anos, período após a queda do então presidente Hosni Mubarak que levou a um afrouxamento da segurança de tais objetos. Só neste ano, foram restituídos algo em torno de 5.300 artefatos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.