Morre Richard Rogers, arquiteto do Pompidou e vencedor do Pritzker, aos 88

Criador de um dos terminais do aeroporto de Madri, ele foi um dos pioneiros do movimento arquitetônico 'high-tech'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | AFP

O arquiteto britânico Richard Rogers, conhecido por projetar edifícios mundialmente famosos, como o Centre Pompidou, em Paris, morreu aos 88 anos, de acordo com informações da imprensa.

Richard Rogers, um dos dois arquitetos responsáveis pelo Centro Georges Pompidou, em Paris, em frente ao edifício, em Paris
Richard Rogers, um dos dois arquitetos responsáveis pelo Centro Georges Pompidou, em Paris, em frente ao edifício, em Paris - Martin Bureau/AFP

Rogers, criador do Millennium Dome de Londres e de um dos terminais do aeroporto de Barajas, em Madri, "morreu serenamente" na noite de sábado, disse Matthew Freud, presidente da empresa de comunicação Freuds à agência Press Association.

Vencedor do prestigioso prêmio Pritzker de 2007, Rogers foi um dos pioneiros do movimento arquitetônico "high-tech", que transformou os princípios estéticos para expor os elementos funcionais dos edifícios.

Entre suas outras obras estão a sede do Lloyd's of London e o edifício Leadenhall, conhecido como "cheesegrater", ou ralador de queijo, por seu formato particular.

Nascido em Florença, na Itália, em 1933, seu pai era médico e sua mãe discípula do escritor irlandês James Joyce. A família fugiu da Itália durante a ditadura de Benito Mussolini e se estabeleceu na Inglaterra em 1938.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.