Descrição de chapéu Cinema

Ômicron abala Oscar 2022, que adia cerimônia de gala diante da nova variante

Premiação honorária que ocorreria em 15 de janeiro celebra trajetória de atores que marcaram o cinema

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

A 12ª cerimônia de gala do Oscar honorário, que estava prevista para acontecer em 15 de janeiro de 2022, foi adiada em virtude da variante ômicron do coronavírus, anunciou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood nesta quarta.

"Nós tomamos a difícil decisão de mudar nossos planos de celebrar a gala presencial dos prêmios do Conselho de Governadores em 15 de janeiro", disse a Academia em nota.

Diretor Spike Lee abraça o ator Samuel L. Jackson no Oscar de 2019 - Mike Blake/REUTERS

"Dadas as incertezas em torno das variantes [do coronavírus] e o impacto que poderiam ter na nossa comunidade, nós achamos que essa foi a melhor e mais segura decisão a se tomar para nossos convidados e homenageados. Planos de reagendamento virão numa data futura conforme continuamos a priorizar a saúde e o bem-estar de todos os envolvidos."

Entre os homenageados desta edição estão os atores Samuel L. Jackson, Danny Glover, Liv Ullmann e a diretora Elaine May. A gala do Conselho de Governadores da Academia costuma celebrar a trajetória de artistas do cinema hollywoodiano e antecede a premiação principal, que segue marcada para o dia 27 de março.

O início da temporada de premiações de Hollywood contou com várias estreias presenciais, galas e recepções, mas diversos eventos foram cancelados ou adiados nos últimos dias.

A Califórnia tem a menor taxa de casos de Covid-19 nos Estados Unidos (3,3%) e continua sendo "um líder no país em termos de doses administradas da vacina", disse o governador Gavin Newsom nesta quarta-feira.

Porém, o estado viu "um aumento significativo no número de casos suspeitos" na semana passada, alertou. De acordo com as estatísticas, a ômicron já se tornou a variante dominante do coronavírus no estado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.