Descrição de chapéu Europa

Art Basel inaugura nova feira de arte em Paris este ano no Grand Palais Éphémère

Ao contrário do esperado pelo impacto da pandemia, evento artístico avança mais um passo no continente europeu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Maior rede de feiras de arte do mundo, a Art Basel vai inaugurar uma edição francesa em outubro de 2022. Em comunicado divulgado pela instituição nesta quarta-feira (26), foi anunciado um contrato de sete anos para realização de uma nova feira de arte contemporânea e moderna no Grand Palais, em Paris.

O museu Grand Palais de Paris durante a Feira Internacional de Arte Contemporânea, realizada em 2017 - Bertrand Guay/AFP

Em parceria com a Réunion des Musées Nationaux, entidade cultural francesa dedicada aos museus, o novo evento da Art Basel inicialmente ocorrerá no espaço temporário do museu, o Grand Palais Éphémère, uma vez que edifício principal, o Grand Palais des Champs-Elyséess, um dos ícones arquitetônicos da capital, estará em reforma até 2024.

Ao contrário dos que apostavam num arrefecimento das feiras de arte em decorrência da pandemia de Covid-19, a feira do grupo suíço MCH voltou a movimentar o mercado milionário de obras artísticas, como já apontou a edição de Miami em 2021.

"O novo projeto construirá pontes com a indústria cultural da França —da moda e design ao cinema e música— criando um evento emblemático que irradiará por Paris, estando incorporado à cidade e à sua cena cultural", afirmou a organização da feira em comunicado à imprensa.

"Com sua incomparável história e seu dinamismo contemporâneo, Paris é o epicentro da cena cultural internacional", diz em nota Marc Spiegler, diretor global da Art Basel. "Nosso objetivo é fazer uso do status sem paralelos da cidade como metrópole para ajudar a criar uma semana vibrante que amplifique ainda mais a repercussão internacional da cidade como uma capital cultural."

A feira, que reúne museus, instituições privadas, galerias e outros órgãos culturais em torno do comércio da arte, não divulgou mais detalhes sobre as datas, o comitê de seleção dos participantes ou sobre do processo de inscrição.

Em sua chegada a Paris, a Art Basel fará frente à Foire International d'Art Contemporain, a Fiac, que também ocorre todo mês de outubro no Grand Palais e é até agora a feira de arte mais importante da França e uma das maiores da Europa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.