Festival de Berlim terá o brasileiro Karim Aïnouz, de 'A Vida Invisível', no júri

Presidido pelo cineasta M. Night Shyamalan, grupo irá escolher os vencedores do evento, marcado para 10 de fevereiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O cineasta cearense Karim Aïnouz foi anunciado nesta quarta-feira (26) como um dos membros do júri do próximo Festival de Berlim, um dos eventos cinematográficos mais importantes do mundo, que acontece entre os dias 10 e 16 de fevereiro.

Responsável por escolher o vencedor do prestigiado Urso de Ouro, o grupo será presidido por M. Night Shyamalan, diretor de filmes como "O Sexto Sentido" e "Tempo". Também estão no júri o produtor tunisiano Saïd Ben Saïd, a cineasta alemã Anne Zohra Berrached, a cineasta do Zimbábue Tsitsi Dangarembga, o cineasta japonês Ryûsuke Hamaguchi e a atriz dinamarquesa Connie Nielsen.

O cineasta Karim Aïnouz no Festival de Cannes de 2021 - Christophe Simon/AFP

Aïnouz não é um desconhecido da Berlinale. Ele já exibiu dois de seus filmes no festival alemão —"Praia do Futuro", em 2014, e "Aeroporto Central", que em 2018 venceu um prêmio paralelo. Ele também está por trás de "Madame Satã", de 2002, "A Vida Invisível", que em 2019 foi premiado em Cannes, e do novo "O Marinheiro das Montanhas", que ainda não tem data para chegar aos cinemas daqui.

Os brasileiros também se fazem presentes nesta 72ª edição do Festival de Berlim com seis filmes, que serão exibidos em diferentes seções do evento, que ocorrerá de forma presencial, apesar do aumento dos casos de Covid-19 na Alemanha.

Entre as novas medidas de segurança anunciadas para driblar o vírus estão o banimento de festas e outros eventos com aglomerações, a necessidade de apresentar comprovante de vacinação e testes de detecção do vírus e redução da capacidade das salas de cinema para 50%.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.