Descrição de chapéu
Escuta Aqui

'37 Graus' fala ao pé do ouvido, unindo ciência e histórias com capricho

Podcast supera a anedota e olha grandes temas como a percepção sobre o tempo e a linha que separa o real do falso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

37 Graus

  • Onde Nas plataformas de streaming ou no site oficial
  • Link: https://37grauspodcast.com
  • Apresentação Sarah Azoubel e Bia Guimarães

É difícil não sentir que há algo de obsessivo no capricho com que são produzidas as temporadas de "37 Graus", podcast que une ciência e histórias humanas criado pela jornalista Bia Guimarães e pela bióloga Sarah Azoubel.

Os episódios conduzidos pelas duas mostram que é possível usar o meio para criar uma lógica narrativa própria, combinando elementos de entrevista, radionovela e conversa ao pé do ouvido num todo harmonioso.

0
À esq., a jornalista Bia Guimarães e a bióloga Sarah Azoubel, apresentadoras do podcast '37 Graus' - Divulgação

Essa costura habilidosa tem aparecido com mais clareza nas últimas duas temporadas, com os títulos "Tempo" e "Na Esquina da Realidade". Em vez de contar uma história única e linear, o podcast se propõe a olhar grandes temas ou conceitos —a percepção que temos sobre o tempo e a linha que separa o real do falso, respectivamente— por uma diversidade de ângulos, e também de modo um tanto cíclico (o que ajuda a dar a sensação de começo, meio e fim para as temporadas).

É o tipo da abordagem que facilmente poderia produzir dispersão ou falta de clareza. Do mesmo modo, a decisão de misturar as ciências naturais propriamente ditas com aspectos históricos, culturais e pessoais traz consigo o risco de levar a algo pasteurizado e sem rigor, que não iria além da mera anedota ou curiosidade.

A dupla, porém, quase sempre consegue caminhar nessa corda bamba com sucesso. Um bom exemplo é o episódio em duas partes "Um Acidente de Memória", de setembro de 2021. Nele, as lembranças nebulosas de Bia Guimarães sobre um acidente de carro que aconteceu com ela anos atrás, e a tentativa de reconstruir o que de fato ocorreu voltando ao local da batida, abrem espaço para discutir como as memórias são construídas e reconstruídas no cérebro e para mostrar como os testemunhos pessoais precisam ser usados com muita cautela em contextos criminais.

As conversas com os entrevistados e os trechos de narração costumam ser bem conduzidos, mas um dos pontos mais prazerosos para o ouvinte provavelmente são os momentos em que as apresentadoras parecem sentar juntas para tentar entender o que estão descobrindo sobre o tema do episódio, ou especular sobre o que virá em seguida. Nessas horas, o roteiro se metamorfoseia numa conversa informal e intimista, da qual o ouvinte parece estar participando.

Mais uma vez, é o tipo de recurso que pode descambar facilmente para um resultado forçado ou artificial, mas que encontra o tom certo graças à cumplicidade da dupla. Tais conversas também ajudam a injetar leveza e bom humor em temas complicados, como a busca pela imortalidade biológica no episódio "Procura-se Regina", de janeiro de 2021 —Regina é o apelido pelas duas a uma planária, verme cuja capacidade quase miraculosa de regenerar o próprio corpo é um dos exemplos de como o envelhecimento do organismo não parece ser inevitável.

É possível notar também um cuidado particular com a criação da "paisagem sonora" dos episódios. Isso se reflete não apenas nas trilhas composta pelo músico Gabriel Falcão como também nas boas sacadas para tentar reproduzir dados e conceitos científicos mais abstratos em forma de efeitos e ambientação sonora.

Dois episódios nos quais isso funcionou especialmente bem, ambos de outubro de 2021, são "Viagem pela Selva Elétrica" —sobre o mundo sensorial peculiar dos poraquês, peixes elétricos da Amazônia— e "Em Busca do Vale do Silêncio", sobre um radiotelescópio no sertão da Paraíba.

Guimarães e Azoubel também costumam compartilhar o que sabem sobre criação de podcasts no site Cochicho.org, que traz dicas sobre como lidar com os mais variados aspectos do formato, dos melhores gravadores de som e bancos online de trilhas sonoras gratuitas ao registro de propriedade intelectual. Os recursos podem ser bastante úteis para podcasters novatos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.