Descrição de chapéu Independência, 200

Dom Pedro heroico versão Mario Frias é obra de ex-ilustrador da Marvel

Joe Bennett é um dos desenhistas de peça promovida pela Secretaria da Cultura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O secretário responsável pelo fomento à cultura, André Porciuncula, postou nesta sexta (25) numa rede social a imagem de um cartaz onde se vê uma ilustração de dom Pedro sobre um cavalo numa pose heroica. "Vem novidade boa por aí", disse ele na legenda.

Um dos ilustradores do cartaz, que homenageia os 200 anos da independência do Brasil, é Joe Bennett, que desenhava para a Marvel Comics desde 1994 até ser desligado da editora de quadrinhos em setembro do ano passado. Joe Bennett é o pseudônimo do desenhista brasileiro Benedito José Nascimento.

Arte de cartaz dos 200 anos da independência do Brasil
Arte de cartaz dos 200 anos da independência do Brasil, divulgado pela Secretaria da Cultura do governo Bolsonaro - André Porciuncula no Twitter

Embora a Marvel não tenha confirmado o motivo do cancelamento do contrato, o escritor de quadrinhos britânico Al Ewing —parceiro de trabalho de Bennett em "O Imortal Hulk"— fez uma série de posts no qual cita uma ilustração feita por Bennett que mostra um cavaleiro brandindo uma espada e assustando Lula e Dilma, retratados como vermes.

A imagem foi publicada com a legenda "Força meu capitão! O Brasil precisa de ti!", dando a entender que o tal cavaleiro seria Bolsonaro, segundo o britânico. A imagem foi desenhada por Bennett em 2017 e voltou a circular em meados do ano passado.

Neste mês, o governo Bolsonaro começou a lançar uma série de produtos alusivos ao bicentenário da independência do Brasil. Um site sobre o tema entrou no ar há poucos dias e um calendário será distribuído em eventos comemorativos. No ano passado, Frias anunciou um edital para obras audiovisuais sobre o tema, no valor de R$ 30 milhões.

quadrinho mostrando um cavaleiro esmagando figuras políticas como lula, dilma e michel temer
Desenho que o quadrinista brasileiro Joe Bennett publicou nas suas redes sociais em 2017 retratando um cavaleiro que esmaga seus inimigos. Ele chama o cavaleiro de 'meu capitão', o que poderia indicar uma referência a Bolsonaro - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.