Guarda desenha olhos em obra avaliada em R$ 5 milhões em museu na Rússia

Obra da artista Anna Leporskaïa foi riscada com caneta esferográfica e passou por restauro em Moscou

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | AFP

Um museu russo revelou nesta quinta que um de seus agentes de segurança danificou um quadro de vanguarda do século 20 ao desenhar olhos na obra de uma aluna de Kasimir Malevitch, o famoso artista do movimento suprematista.

obra de arte
Detalhe de 'Three Figures', obra da artista Anna Leporskaïa; um segurança danificou a obra ao desenhar olhos em duas das três figuras retratadas na tela, exposta no Centro Yeltsin de Ecaterimburg, cidade próxima dos montes Urais - The Art Newspaper Russia/Reprodução

Intitulada "As Três Figuras", esta obra feita por por Anna Leporskaïa nos anos 1930 e avaliada em 75 milhões de rublos —o equivalente a mais de R$ 5 milhões— representa personagens sem rosto. O guarda desenhou pontos representando olhos sobre dois deles com uma caneta esferográfica.

O incidente ocorreu em dezembro do ano passado, quando a pintura estava exposta no Centro Yeltsin de Ecaterimburg, cidade próxima dos montes Urais.

O diretor do museu, Alexandre Dozdov, afirmou em uma reunião que o autor do dano é um funcionário de uma empresa de segurança privada que o museu havia contratado.

O quadro foi enviado à Galeria Estatal Tretyakov em Moscou, onde foi restaurado. O agente de segurança, que cumpria seu primeiro dia de trabalho na instituição, foi acusado de vandalismo e pode ser condenado a pagar uma multa e até ser preso por três meses.

O Centro Yeltsin leva esse nome em homenagem ao primeiro presidente russo após o fim da União Soviética, Boris Yeltsin, que governou o país de 1991 a 1999.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.