Ucranianos, como Clarice Lispector, se destacaram na cultura do Brasil; veja nomes

País deve alguns de seus nomes mais notáveis no campo cultural à Ucrânia, que foi invadida pela Rússia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na mais grave crise militar na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, o presidente russo Vladimir Putin anunciou na madrugada desta quinta-feira a invasão da Ucrânia, explodindo um conflito que vinha há tempos corroendo a relação entre os dois países.

O início da invasão da Ucrânia pela Rússia - AFP/ BBC News

Alvo de bombas lançadas pelas forças russas, a Ucrânia, no entanto, tem uma relação muito menos tensa com o Brasil, onde vivem cerca de 600 mil ucranianos atualmente, o que representa a quarta maior comunidade do mundo.

Com uma longa tradição de imigrantes ucranianos, o Brasil deve ao país do leste europeu alguns de seus nomes mais notáveis no campo da cultura.

Da escritora Clarice Lispector ao arquiteto Gregori Warchavchik, veja abaixo alguns dos artistas e intelectuais descendentes de ucranianos que fizeram grandes contribuições à cultura brasileira.

Clarice Lispector

Uma das maiores escritoras brasileiras de todos os tempos, a artista nasceu na aldeia ucraniana de Chechel'nyk, em 1920. Aos seis anos, a futura autora de "A Hora da Estrela" e "Perto do Coração Selvagem" se mudou para o Brasil, primeiro para morar no Recife e em seguida no Rio de Janeiro. A autora morreu em 1977.

Adolpho Bloch

Empresário dono das empresas Bloch e da rede Manchete de rádio e TV, Adolpho Bloch nasceu em Kiev, capital da Ucrânia, em 1908 e chegou ao Brasil em 1922 junto com sua família.

Boris Schnaiderman

Professor da Universidade de São Paulo e um dos maiores tradutores da história do Brasil, Boris Schnaiderman nasceu na cidade ucraniana de Úman, em 1917. Schnaiderman é considerado por seus pares e por estudiosos o pai fundador da tradução de ficção russa no Brasil, responsável pela edição pioneira de autores clássicos e de vanguarda, como Dostoiévski, Tolstói e Maiakóvski. Ele morreu em 2016.

Gregori Warchavchik

Revolucionário da arquitetura moderna brasileira, Gregori Warchavchik é natural da cidade de Odessa, que se localiza na Crimeia, uma região palco de conflitos entre Rússia e Ucrânia. Após migrar para o Brasil em 1923, Warchavchik divulgou ideias modernistas aplicadas à construção de edifícios e posteriormente realizou trabalhos em parceria com Lucio Costa. Em São Paulo, construiu as primeiras casas modernistas, como a vila operária da rua Berta, na Vila Mariana, a Casa Modernista, no mesmo bairro, e a residência onde viveu, hoje transformada no Museu Lasar Segall, também no bairro da zona sul paulistana. Warchavchik morreu em 1972, em São Paulo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.