Após invasão da Ucrânia, Mosfilm, mostra de cinema russo, é adiada em SP

Evento deveria começar no dia 10 de março e ainda não tem nova data

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo, que seria realizada no CineSesc, em São Paulo, entre os dias 10 e 23 de março, foi adiada nesta quinta-feira (3), dias após a invasão da Ucrânia pela Rússia. Segundo Gilson Packer, gerente do cinema de rua, a decisão foi tomada diante da escalada do conflito no continente europeu.

"Nós analisamos bem a situação e, com tudo tão polarizado, com o mundo inteiro se fechando para a Rússia, a gente achou complicado e arriscado pôr essa mostra em cartaz agora", diz Packer. "Nem todo russo é Putin, claro, mas a gente achou melhor levar essa programação para um outro momento, para preservar essa elegia ao cinema russo e soviético que ela é."

Ele espera que o evento possa ocorrer num "futuro breve", mas diante das incertezas que rondam o conflito entre Rússia e Ucrânia, ainda é cedo para prever novas datas.

Cartaz do filme "Vladivostok", que seria exibido na Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo
Cartaz do filme "Vladivostok", que seria exibido na Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo - Divulgação

Realizada anualmente, a Mosfilm exibiria 16 filmes no CineSesc nesta oitava edição. O evento é uma parceria entre o cinema do Sesc São Paulo, a CPC-UMES Filmes e a embaixada da Rússia no Brasil. Na programação estão títulos inéditos no país, como "Vladivostok", e versões restauradas de clássicos.

O evento ainda traria celebrações dos 200 anos do escritor Fiódor Dostoiévski e do centenário do cineasta Yuri Ozerov.

Um boicote da indústria cinematográfica ao país está atualmente em curso, com Disney, Warner e Sony anunciando que não vão exibir seus próximos lançamentos nos cinemas da Rússia até que o presidente Vladimir Putin ponha um fim aos ataques contra a Ucrânia. A Netflix, de forma similar, decidiu paralisar suas produções no país.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.