Descrição de chapéu Clube da Leitura Folha

Clube de Leitura Folha debate romance de Chinua Achebe, clássico da Nigéria

'O Mundo se Despedaça' conta história de destruição cultural de vilarejo africano com chegada do europeu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Clube de Leitura Folha de março discute o romance "O Mundo se Despedaça", do escritor nigeriano Chinua Achebe, publicado no Brasil pela Companhia das Letras. O encontro acontece virtualmente no dia 29 de março, a partir das 19h.

A obra foi publicada originalmente em 1958, dois anos antes da independência da Nigéria, e é considerada um dos livros mais importantes da literatura africana do século 20. Com o título original de "Things Fall Apart", é tida como o marco fundador da moderna literatura nigeriana, publicado em mais de 40 línguas do mundo.

O escritor africano Chinua Achebe é tema de discussão no dia 29 de março
O escritor africano Chinua Achebe é tema de discussão no dia 29 de março - Wikimedia Creative Commons

Por seu trabalho, Achebe recebeu o Man Booker International —um dos mais importantes prêmios atribuídos anualmente no Reino Unido— há 15 anos. Há 20 anos, já havia sido agraciado com o Prêmio da Paz oferecido pela Feira de Frankfurt, na Alemanha, pela atuação na diplomacia durante os conflitos entre o governo da Nigéria e o povo ibo, no final da década de 1960.

"O Mundo se Despedaça" conta a história de Okonkwo, guerreiro de um clã estabelecido no sudeste da Nigéria que conquistou sucesso como agricultor mesmo após não herdar nenhum tipo de bem do pai. O enredo apresenta o equilíbrio de costumes mantido por gerações e gerações na vida tribal para, então, mostrar como ele cai por terra com a chegada do europeu.

Sob o domínio do colonizador branco e da influência britânica, o vilarejo logo vê seus valores e suas instituições serem desmantelados. Logo tudo em que os habitantes de Ibolândia acreditavam é posto em xeque pelos missionários britânicos —que trazem consigo o cristianismo, uma nova forma de governo e a força da polícia.

Nesse contexto, Okonkwo se revela um dos principais opositores à nova religião imposta pelos europeus, baseada em torno de um Deus único, o que desestrutura o equilíbrio de uma sabedoria apoiada na crença politeísta. Mas muitos de seus conterrâneos, principalmente os até então marginalizados pela sociedade, acabam se convertendo ao novo sistema.

Realizado virtualmente por causa da pandemia, o Clube de Leitura Folha existe desde agosto de 2017 e reúne, sempre às últimas terças-feiras do mês, pessoas que compartilham suas experiências de leitura de obras de ficção.

O evento terá neste mês a participação do diplomata e estudioso das literaturas africanas Alberto da Costa e Silva, que escreveu o prefácio ao livro. Fará parte da discussão ainda a professora e pesquisadora do tema Alyxandra Gomes.

O encontro acontece via Zoom e para participar basta acessar o link ou a reunião de número 889 2377 1003.

"A Fraude e Outras Histórias", de Nikolai Leskov e publicado pela editora 34, será o centro do debate de 26 de abril.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.