Ed Sheeran nega plágio em 'Shape of You' durante julgamento em Londres

Cantor Sami Switch afirma que hit do álbum 'Divide' usa 'linhas e frases específicas' da música 'Oh Why'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Michael Holden Marie-Louise Gumuchian
Londres | Reuters

O cantor britânico Ed Sheeran negou que tenha simplesmente alterado a música e os versos de outros artistas em um plágio que teria originado o hit "Shape of You", de 2017, ao depor nesta segunda-feira (7) em um julgamento de direitos autorais na Alta Corte em Londres.

O cantor está em uma disputa legal com o artista Sami Chokri, que usa o nome artístico de Sami Switch, e o produtor musical Ross O’Donoghue, que dizem que "Shape of You" copia "linhas e frases específicas" da música deles "Oh Why", de 2015.

O cantor britânico Ed Sheeran deixa o Rolls Building em Londres após o seguindo dia de julgamento sobre suposto plágio na música 'Shape of You', de sua autoria - Adrian Dennis/AFP

Questionado pelo advogado deles, Andrew Sutcliffe, na Alta Corte em Londres, Sheeran, 31, disse que não estava ciente de Switch na época em que ele é acusado de ter roubado partes de "Oh Why" e nunca havia ouvido a música antes do caso judicial.

"Eu construí uma longa e muito bem-sucedida carreira compondo músicas originais, tanto para mim, quanto para vários outros artistas", disse Sheeran, em seu depoimento como testemunha. "Eu não teria feito isso se eu tivesse o hábito de plagiar outros compositores."

Os procedimentos legais entre os dois lados começaram em maio 2018, quando Sheeran e os cocompositores Steven McCutcheon e John McDaid pediram que a Alta Corte declarasse que eles não haviam violado os direitos autorais de Chokri e O’Donoghue em "Oh Why".

Dois meses depois, Chokri e O'Donoghue iniciaram um processo legal contra eles.

Do terceiro álbum de estúdio de Sheeran "÷" —ou "Divide"—, "Shape of You" invadiu as paradas no mundo inteiro quando foi lançada, em janeiro de 2017, se tornando a música com melhor desempenho nos Estados Unidos em 2017.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.