Emmy boicota Rússia e desclassifica produções financiadas pelo governo

Decisão é tomada em meio a onda de cancelamentos na cultura após país invadir a Ucrânia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Academia Nacional de Artes e Ciências Televisivas, a Natas, uma das organizações relacionadas ao Emmy, declarou na noite desta quinta (3) que vai desclassificar produções financiadas pelo governo russo no Emmy 2022. A decisão vem em um momento em que diversas instituições somam uma onda de cancelamentos ao país de Vladimir Putin após a invasão à Ucrânia.

O troféu Emmy, dado às melhores produções televisivas - Valerie Macon/AFP

A presidente da entidade, Terry O'Reilly, assinou uma nota publicada nas redes sociais comentando a decisão. "O Emmy não pode em sã consciência fazer negócios com qualquer entidade associada ou financiada pelo governo da Rússia", escreveu, incluindo as emissoras nacionais RT e RT America.

"Como criadores que dependem de liberdades robustas para dar luz a histórias que elucidam e impactam o mundo ao nosso redor, nossos membros sentem uma profunda empatia e preocupação com o povo ucraniano, cujas liberdades correm o risco de serem ultrapassadas por essas ações hostis", diz a nota.

Aponta ainda que quaisquer inscrições enviadas para o troféu já foram desclassificadas.

Antes, na terça, a instituição já havia suspendido "associações de todos os indivíduos russos, bem como todas as afiliações formais com empresas sediadas na Rússia".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.