Descrição de chapéu Rússia

Estátua de cera de Vladimir Putin é retirada de exposição após ataque à Ucrânia

Diretor do museu Grévin, em Paris, diz que esta é a primeira vez que eles ocultam uma figura por causa de um evento em curso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris | Reuters

A estátua de cera do presidente russo Vladimir Putin foi retirada de exibição no museu Grévin, em Paris, nesta terça (1º). A estátua tinha sido vandalizada por visitantes durante o fim de semana, segundo afirmou o diretor do local, Yves Delhommeau, à rádio France Bleu.

"Dado o que aconteceu, não queremos ter que arrumar o cabelo e a aparência dele todo dia", disse ele.

Um funcionário do museu Grévin, em Paris, guarda a cabeça da estátua de cera do presidente russo Vladimir Putin - Julien de Rosas - 1º.mar.2022/AFP

Delhommeau afirmou ainda que não faz sentido exibir a figura, incorporada à coleção do museu em 2000 e localizada entre as estátuas dos presidentes Joe Biden, dos Estados Unidos, e Xi Jinping, da China, num momento como o atual, de invasão da Ucrânia pela Rússia. "Pela primeira vez na história do museu, estamos retirando uma estátua por causa de eventos históricos correntes."

Segundo ele, Putin pode ser substituído por uma estátua do presidente ucraniano, Volodimir Zelenski. "Ele virou um herói por ter resistido e não fugido do país. Ele poderia perfeitamente tomar seu lugar no lugar dos grandes homens da história e da atualidade."

Um porta-voz do museu, fundado no século 19, disse que não é claro em que circunstâncias a estátua de Putin poderia voltar a ser exibida.

Em 2014, depois da anexação da Crimeia pela Rússia, um manifestante com as palavras "mate Putin" escritas em seu peitoral apunhalou a estátua de cera do presidente russo e esmagou sua cabeça.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.