Descrição de chapéu Televisão jornalismo

José Hamilton Ribeiro deixa a Globo e diz que é mais difícil ser fazendeiro

Jornalista se desligou da emissora após 42 anos e recebeu homenagem no programa Globo Rural

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

José Hamilton Ribeiro, de 86 anos, acumula seis décadas de uma premiada carreira como jornalista. Cobriu guerras e política. Hoje em dia, vive numa fazenda em Uberaba, no interior de Minas Gerais, e diz que ser fazendeiro é mais difícil do que ser repórter.

"Para ser fazendeiro precisa ser inteligente, aplicado", disse o jornalista durante uma reportagem em homenagem a ele exibida no Globo Rural neste domingo. José Hamilton Ribeiro trabalhou por cerca de 40 anos no programa e se despediu da emissora há quatro meses.

O jornalista José Hamilton Ribeiro, 86, em retrato de 2015 feito em sua casa em São Paulo
O jornalista José Hamilton Ribeiro, 86, em retrato de 2015 feito em sua casa em São Paulo - Bruno Santos/Folhapress

Na conversa, Zé Hamilton, como é conhecido, relembrou momentos marcantes de sua trajetória na profissão. Foram 66 anos de trabalho em carteira assinada, disse. Aposentado, se mudou para a fazenda em Minas Gerais "fugindo da pandemia" e comanda uma equipe de dez pessoas na produção de eucaliptos, cana, milho, leite e gado de corte.

No Globo Rural, o jornalista fez reportagens sobre o meio ambiente, a fauna e flora brasileira, cultura popular e música sertaneja, entre outras. Sua saída, feita em comum acordo, estava acertada desde 2019 com a Globo, mas a emissora vinha adiando a rescisão em razão da pandemia.

A carreira de José Hamilton Ribeiro começou na rádio Bandeirantes. Com passagem pela Folha, ele ingressou na Globo nos anos 1980, onde produziu, também, reportagens para o Globo Repórter e o Fantástico. Ele publicou 15 livros, como "O Gosto da Guerra", sobre o Vietnã, e carrega o título de repórter mais premiado do país.

"A gente gosta de ser reconhecido. Então eu me sinto bem quando me reconhecem, quando falam de mim. Parece que eu fiz o serviço certo", disse no programa. "Sou um homem de hábitos e vida simples", disse também, sobre a vida de fazendeiro no interior mineiro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.