Descrição de chapéu Televisão pantanal

'Pantanal' estreia hoje com projeto esnobado pela Globo e que estourou na Manchete

Novela que se tornou um clássico da teledramaturgia brasileira nos anos 1990 volta com nova versão na Globo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O remake de "Pantanal" estreia nesta segunda-feira (28/3), na Globo, dividido entre as tantas opções de conteúdo do streaming, com uma superprodução de ritmo mais lento e trama mais leve do que o habitual para o horário.

A novela original, exibida na TV Manchete em 1990 e dirigida por Jayme Monjardim, ousou ao transpor para a televisão uma linguagem mais cinematográfica, com cenas contemplativas da paisagem pantaneira, sons da natureza e até o silêncio.

O projeto do autor Benedito Ruy Barbosa havia sido recusado pela Globo, que não quis arcar com os custos elevados das filmagens no Pantanal. O barato saiu caro: com a novela, a Manchete conseguiu deixar seguidas vezes a Globo para trás no Ibope, algo inédito, e, com isso, passar a ser disputada por anunciantes.

O feito tem ainda mais relevância quando se considera o contexto político e econômico do país, que enfrentava o congelamento da caderneta de poupança dos brasileiros imposto pelo Plano Collor e a consequente retração em investimentos, inclusive publicitário.

O remake deve ter cerca de 170 capítulos, e os 60 primeiros foram dirigidos por Rogério Gomes, o Papinha. O diretor atuava na Globo havia 42 anos e, a dez dias da estreia de "Pantanal", anunciou a sua saída, dizendo que iria investir em projetos pessoais.

À Folha, uma semana antes da demissão, Papinha não havia demonstrado a intenção de abandonar "Pantanal" antes do fim, mas admitiu cansaço com "trabalho violento" que é dirigir uma novela, e afirmou que essa seria a sua última. Comentou que precisava "desacelerar" a sua vida e deixou transparecer certo desgaste com o comando da emissora, ao falar que pretendia dar ao remake a mesma linguagem da versão original, "se permitirem, porque, na Globo, são muitos canais [de decisão]".

Os personagens Joventino e José Leôncio, interpretados por Irandhir Santos e Drico Alves, respectivamente, em cena da novela 'Pantanal', remake da Globo - João Miguel Júnior/Globo

O remake da novela "Pantanal", que marcou a teledramaturgia brasileira em sua primeira versão, transmitida em 1990 na Rede Manchete, estreia na Globo nesta segunda (28) na faixa das 21h.

A nova produção tem autoria de Bruno Luperi, neto de Bendito Ruy Barbosa, dramaturgo que foi recusado pela Globo quando ofereceu a novela à emissora pela primeira vez.

Apresentando os personagens e a trama principal do folhetim, o primeiro capítulo de "Pantanal" narra como José Leôncio, ainda criança —a personagem é interpretada em diferentes fases por Drico Alves, Marcos Palmeira e Renato Goes—, é ensinado a ser peão por seu pai, o fazendeiro Joventino, interpretado por Irandhir Santos.

O episódio apresenta também o personagem Anacleto, peão da fazenda que incentiva seus colegas a se revoltarem contra o patrão, Joventino.

Entre os personagens marcantes da novela estão Juma Marruá, Guta e o Velho do Rio. Além dos nomes que figuram no primeiro capítulo, o elenco conta com atores como Alanis Guillen, Juliana Paes, Murilo Benício, Juliano Cazarré, Jesuita Barbosa, Bruna Linzmeyer, José Loreto, Dira Paes, Almir Sater e Silvero Pereira.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.