Por não repudiar guerra na Ucrânia, estilista russo é banido da Semana de Paris

Valentin Yudashkin, que fez uniformes para o Exército russo, apresentaria desfile virtual na próxima terça

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O desfile virtual do estilista russo Valentin Yudashkin, que estava marcado para a próxima terça-feira como parte da programação paralela de desfiles da Semana de Moda de Paris, foi cancelado pela Federação de Alta Costura e Moda neste domingo por ele não ter se dissociado ou manifestado repúdio à invasão da Rússia na Ucrânia.

O presidente da Rússia Vladimir Putin e o estilista Valentin Yudashkin
O presidente da Rússia Vladimir Putin e o estilista Valentin Yudashkin - Kremlin - 29.out.2013/Creative Commons

Como disse o presidente da federação, Ralph Toledano, ao americano Women’s Wear Daily, há "uma posição firme contra a iniciativa do presidente da Rússia". "Não temos nada contra [o povo russo], mas não apoiaremos ou aceitaremos ter em nosso calendário aqueles que apoiam sua posição", afirmou.

Yudashkin, além de ser veterano em Paris, tem em seu currículo também o design dos novos uniformes do Exército russo. Toledano aponta ainda que a federação esteve realizando uma pesquisa aprofundada em relação às posições das marcas em relação ao conflito para evitar decisões precipitadas. "Ficou claro que ele é um afiliado do regime. Como tal, considero que ele não tem lugar no calendário", continuou.

Encabeçadas pela Hermès, grifes como a Chanel e os grupos Richemont —Cartier, Chloé e Montblanc—Kering —Gucci, Bottega Veneta e Saint Laurent— e LVMH —Dior, Louis Vuitton e Celine— decidiram interromper temporariamente as operações na Rússia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.