Descrição de chapéu Guerra na Ucrânia Rússia

Pussy Riot e outros artistas anti-Putin têm 'Z' da guerra pichado na porta de casa

Símbolo militar russo foi visto nos tanques que invadiram a Ucrânia e significa 'pela vitória'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A artista Rita Flores, integrante da banda russa Pussy Riot, conhecida por fazer manifestações políticas contra o governo de Vladimir Putin, teve a letra "Z" e a frase "vamos acabar com essa guerra" escrita na porta de seu apartamento em Moscou. O símbolo apareceu em tanques russos que cercavam a Ucrânia e, segundo o Ministério da Defesa russo, significa "za pobedu", ou "pela vitória".

Flores, que deixou a Rússia no ano passado depois de ser presa diversas vezes, disse ao site russo The Insider que também fizeram uma panfleto oferecendo serviços sexuais usando uma foto dela.

porta de apartamento marrom com pichações
Porta do apartamento de Rita Flores, membro da banda anti-Putin Pussy Riot, em que foi pichada a letra 'Z', símbolo militar russo, em imagem compartilhada pelo jornal russo The Insider no Twitter - @the_ins_ru/Twitter/Reprodução

Segundo o The Art Newspaper, veículo especializado em artes visuais que reportou o caso, o símbolo está sendo comparado à suástica nazista e também foi inscrito na porta do crítico de cinema Anton Dolin, que divulgou o ocorrido em um post no Facebook. Ele também anunciou que teria fugido com sua família para a Letônia em função da "guerra criminosa contra a Ucrânia".

A banda russa Pussy Riot já havia declarado apoio ao povo ucraniano na guerra e anunciou que arrecadaria dinheiro para ajudar os que fossem afetados pelo conflito iniciado por Putin.

Outra integrante do grupo, Nadya Tolokonnikova, anunciou a criação de uma organização para vender NFTs da bandeira ucraniana para arrecadar os fundos para a defesa do país atacado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.