Descrição de chapéu Filmes

Saiba quem vai interpretar Gal Costa, Caetano Veloso e Gilberto Gil no cinema

Conheça os atores escalados para 'Meu Nome É Gal', cinebiografia da cantora que chega aos cinemas em 2023

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O filme "Meu Nome É Gal", cinebiografia da cantora baiana, tem previsão de estreia só no ano que vem, mas as filmagens já estão acontecendo desde o começo de 2022. Com direção de Dandara Ferreira, nome por trás da minissérie documental "O Nome Dela É Gal", e Lô Politi, que assina o roteiro, o longa pretende retratar o período entre 1967 e o começo dos anos 1970, quando se formatou a tropicália.

Abaixo, conheça os atores que vão interpretar figuras como Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia.

Gal Costa

A atriz Sophie Charlotte, muito conhecida pelo trabalho em novelas e minisséries da Globo, é quem vai dar vida à protagonista do filme. Ela está envolvida no projeto desde o início, há cerca de cinco anos, e têm a bênção da própria Gal Costa. "Quando falei para a Gal que estava pensando na Sophie, ela disse ‘ela chega muito próxima do meu timbre, do meu jeito de cantar'", disse a diretora Dandara Ferreira, lembrando quando a atriz cantou "Sua Estupidez", gravada por Gal, com Roberto Carlos em um especial de fim de ano. Charlotte cantou ao vivo a maioria das músicas que aparecem no filme.

"A obra dela é muito importante na minha vida. Quando a Dandara me ligou, imagina, minha vida é antes e depois dessa ligação", disse a atriz.

Cena do filme 'Meu Nome é Gal'
Sophie Charlotte interpretando Gal Costa em cena do filme 'Meu Nome é Gal' - Stella Carvalho/Divulgação

Caetano Veloso

O ator Rodrigo Lelis, baiano que estudou no Teatro Vila Velha —por onde inclusive passaram alguns dos tropicalistas—, em Salvador, é quem mais tem semelhanças físicas com seu personagem da vida real. Ele inclusive já foi confundido com o verdadeiro Caetano, apesar de evidentemente ser algumas décadas mais jovem, nas ruas das cidades por onde a produção do filme passou. "Não tenho tentado internalizar exatamente o Caetano na minha vida", disse o ator.

Até três meses antes das filmagens, ele não sabia tocar violão. "Tento trazer coisas, gestuais, formas de me comportar no meu dia a dia para, quando chegar a uma cena, estar de alguma forma natural. Então essa coisa de deixar o cabelo crescer, partir o cabelo e ser confundido com Caetano vem desse meu processo de ator. Estou tentando trazer esse Caetano para mim —que na verdade não é Caetano, sou eu fazendo ele."

Cena do filme 'Meu Nome é Gal'
Rodrigo Lelis, como Caetano Veloso, e Sophie Charlotte, como Gal Costa, em cena do filme 'Meu Nome É Gal' - Stella Carvalho/Divulgação

Gilberto Gil

Dan Ferreira já encarnou o jovem Pixinguinha no filme "Um Homem Carinhoso" e atuou como um policial na novela "Amor de Mãe". "Todo mundo acha que ele é o que menos parece fisicamente, mas o Dan traz elementos que torna irrelevante se parece o Gil ou não", disse Dandara Ferreira. "Tem momentos que a gente pensa que vai ser o ‘Gil do Dan’. Mas aí, de repente, é o Gil mesmo. É um ator que entrega num nível que, quando vem o Gil, você acredita nisso o tempo inteiro", acrescenta Politi.

Cena do filme 'Meu Nome é Gal'
Sophie Charlotte, como Gal Costa, e Dan Ferreira, como Gilberto Gil, em cena do filme 'Meu Nome É Gal' - Stella Carvalho/Divulgação

Dedé Gadelha

Ex-mulher de Caetano, essa personagem é amiga de infância de Gal e estava presente em momentos decisivos para a eclosão da tropicália. Quem dá vida a Gadelha é Camila Márdila, conhecida pela atuação no filme "Que Horas Ela Volta?" e que considera sua personagem uma mulher livre, que transitava entre a razão e a criatividade. "Ela dita moda, comportamento, é uma mulher conhecida por todo mundo como alguém que tem sua liberdade reconhecida entre todos. Ela era racional, mas era dançarina."

Cena do filme 'Meu Nome é Gal'
Rodrigo Lelis, como Caetano Veloso, Sophie Charlotte, como Gal Costa, e Camila Márdila, como Dedé Gadelha, em cena do filme 'Meu Nome É Gal' - Stella Carvalho/Divulgação

Maria Bethânia

A cantora será interpretada pela diretora do filme, Dandara Ferreira. Depois de tempos procurando uma atriz para dar vida à irmã de Caetano e grande amiga de Gal, a produção decidiu seguir com a própria diretora no papel. "A gente tinha o receio de como colocar a Bethânia no filme, de manter o mistério, mas ao mesmo tempo com uma relação muito forte com a Gal. Topei entrar nisso muito como uma homenagem. Foi um truque para me eternizar como um amor da Gal", disse a atriz e diretora.

Dandara Ferreira na Cerimônia de Premiação do 44º Festival Sesc Melhores Filmes, em 2018
Dandara Ferreira na Cerimônia de Premiação do 44º Festival Sesc Melhores Filmes, em 2018 - Folhapress

Guilherme Araújo

O produtor fundamental para a entrada do grupo de baianos na indústria fonográfica é vivido por Luis Lobianco, ator e humorista muito conhecido pelo trabalho no canal Porta dos Fundos. "Ele enxerga antes de qualquer um o potencial desses baianos que vêm para cá. Ele bate o olho e fala ‘isso é internacional, é para o mundo’. Só que era um monte de adolescente."

O ator Luis Lobianco em participação do programa 'Altas Horas'
O ator Luis Lobianco em participação do programa 'Altas Horas' - Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.