Show substituto do Foo Fighters no Lollapalooza causa discórdia entre fãs

Órfãos de Taylor Hawkins pedem reembolso ao festival, e houve até quem não soubesse da mudança no lineup

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Fãs órfãos do Foo Fighters —que cancelou o show que faria neste domingo (27) no Lollapalooza após a morte de seu baterista, Taylor Hawkins— protestam desde o sábado (26) nas redes sociais contra o arranjo que a organização do festival encontrou para substituir a banda de rock na programação, um encontro de grandes nomes do rap.

Entre as reclamações, houve até quem dissesse que era "absurdo" substituírem o grupo americano por artistas brasileiros, que se apresentam com frequência pelo país, às vezes até de graça.

Houve ainda quem desmerecesse o rap, cantado pela maioria dos substitutos —Emicida, Rael, Planet Hemp, Criolo, Drix Barbosa, Bivolt, DJ KL Jay e DJ Nyack. Por volta das 17h30 deste domingo (27), os organizadores anunciaram ainda a participação de Mano Brown e Ego Kill Talent no show.

Decepcionados, os fãs pedem reembolso para a organização do Lollapalooza. O festival não informou se acatará o pedido ou não.

Por outro lado, houve quem elogiasse a atitude do festival, dizendo que o show, previsto para 20h30 no palco Budweiser, seria histórico diante da alta voltagem política que tomou o festival a partir de uma batalha entre Pabllo Vittar e o presidente Jair Bolsonaro.

É que a drag queen fez um "L" com a mão durante sua apresentação na sexta-feira (25), caminhando entre a plateia com uma bandeira estampada pelo rosto do ex-presidente Lula.

O partido de Bolsonaro, o PL, acionou o Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, contra o que ele chamou de propaganda eleitoral irregular no Lollapalooza. O tribunal acatou parcialmente o pedido e determinou multa de R$ 50 mil para o festival caso outros artistas façam atos parecidos.

A estudante universitária Larissa Uchôa, que viajou de Campina Grande, na Paraíba, só para assistir ao show do Foo Fighters, diz que reconhece o talento de Emicida e seus convidados, mas lança o palpite de que o rapper não deve agradar aos fãs da banda americana. Ela diz preferir que os americanos fossem substituídos por outros nomes do rock.

"Gosto de Foo Fighters desde os 13 anos e sempre tive vontade de ver um show ao vivo deles, Em 2019, no Rock in Rio, não consegui ver por questões logísticas, então ficou a promessa de que no próximo festival, qualquer um, eu iria", diz Uchôa, de 26 anos. "Hawkins era a alma da banda. De todos os shows que vi à distância, o melhor momento era quando ele saía da bateria para ir cantar."

Para não perder o investimento gasto na viagem, Uchôa decidiu vir neste domingo (27) para o Lollapalooza para assistir à apresentação de Lagum, que abriu o line-up do palco principal neste domingo. "Chegamos ao 12h e agora, às 14h, já estamos indo embora", lamenta ela.

"O show do Emicida ontem foi muito bom, mas não faz meu estilo. Como na sexta-feira tiveram problemas com a chuva, pensei que eles passariam os Wombats para hoje e recompensariam os fãs de rock. Poderiam ter puxado artistas do rock, até nacionais, tanto faz, mas não fizeram."

Houve, por fim, quem sequer sabia que o show tinha sido cancelado. O dentista Alexandre Ambrósio, 29, e sua namorada, Tâmara Duarte, 31, descobriram que Hawkins tinha morrido quando foram abordados pela reportagem. "É uma pegadinha, né?", perguntou Ambrósio ao repórter, que precisou sacar o celular e mostrar a notícia para que ele acreditasse.

homem e mulher vestem camisas pretas com símbolos da banda americana Foo Fighters
O casal Alexandre Ambrósio, 29, e Tâmara Duarte, 31, fãs do Foo Fighters, no terceiro dia do Lollapalooza, no autódromo de Interlagos - Pedro Martins/Folhapress

Ainda atônitos, o casal não sabe dizer se, caso tivesse descoberto o cancelamento do show antes de sair de casa, viria ou não ao festival. Eles também não gostaram da substituição por Emicida e seus convidados, mas dizem estar contentes que pelo menos vão ver Black Pumas, de quem também gostam, antes de voltar para casa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.