Descrição de chapéu Rússia

Spotify vai parar de operar na Rússia por completo devido a guerra na Ucrânia

Streaming já havia anunciado o fechamento de seus escritórios no país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | Reuters

O Spotify vai parar de operar na Rússia por completo até o início de abril, informou o serviço de streaming nesta sexta.

A companhia sueca já havia anunciado o fechamento de seus escritórios no país e medidas para dificultar que conteúdo produzido por emissoras estatais russas fosse encontrado na plataforma. As ações vieram em resposta à invasão da Ucrânia, que acaba de completar um mês.

Um fone de ouvido e um smartphone são vistos diante de uma projeção da logo do Spotify - Dado Ruvic - 1º.abr.2018/Reuters

Em comunicado, o Spotify cita a nova lei da censura aprovada no país como motivo para o encerramento das operações.

"O Spotify continua acreditando que é extremamente importante tentar manter nosso serviço operacional na Rússia para fornecer notícias e informações confiáveis e independentes na região", disse um porta-voz do Spotify.

"Infelizmente, uma legislação recentemente promulgada restringindo ainda mais o acesso à informação, eliminando a liberdade de expressão e criminalizando certos tipos de notícias põe em risco a segurança dos funcionários do Spotify e possivelmente até de nossos ouvintes."

A nova legislação torna ilegal relatar qualquer evento que possa desacreditar os militares russos e prevê até 15 anos de prisão para quem divulgar o que o governo considerar fake news sobre a guerra na Ucrânia. Por exemplo, não se pode se referir à guerra na Ucrânia como guerra, mas somente como operação militar especial, terminologia adotada pelo Kremlin.

Redes como a britânica BBC e a americana CNN anunciaram a suspensão das atividades no país pela impossibilidade de cobertura jornalística sob a nova lei. O Facebook, o Twitter e o Instagram foram bloqueados pelo governo. A Netflix também deixou de operar.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.