Descrição de chapéu Livros Clube da Leitura Folha

Clube de Leitura Folha de abril discute coletânea do russo Nicolai Leskov

Autor expõe magia na arte de narrar a oralidade que o coloca como uma espécie de Ariano Suassuna de sua literatura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Clube de Leitura Folha de abril discute a coletânea "A Fraude e Outras Histórias", do escritor russo Nicolai Leskov (1831-1895), publicada no Brasil pela editora 34. O encontro acontece virtualmente no dia 26 de abril, a partir das 19h.

"Os seis contos que a Editora 34 publica, com tradução de Denise Sales, trazem muitas surpresas para o leitor pelo inusitado de suas histórias, que englobam um vasto painel da cultura e do imaginário russo, numa forma narrativa dinâmica em que uma estória puxa outra e um narrador sucede ao outro, criando uma sensação de um processo narrativo infinito", escreve o tradutor e crítico literário Paulo Bezerra, na orelha da edição brasileira.

Ele também lembra do célebre ensaio "O Narrador", de Walter Benjamin (1892-1940), no qual ele mostra que Leskov "combina com singular maestria lenda, crônica e lembranças, produzindo uma narrativa que atinge o primor da ourivesaria —e destaca um narrador incomum, um dos maiores da história da literatura moderna."

O escritor russo Nicolai Leskov, que será tema de debate no dia 26 de abril
O escritor russo Nicolai Leskov, que será tema de debate no dia 26 de abril - Scanned from G.S. Arbuzov

Nicolai Leskov se diferencia de outros expoentes da literatura russa justamente por ter sido um dos primeiros clássicos do século 19 a não vir da aristocracia. Gostava inclusive de ressaltar sua condição singular no meio: filho de comerciantes, teve pouca educação formal (Dostoiévski, por exemplo, era engenheiro), sem ligação com tradições da intelectualidade da capital e das propriedades rurais.

Ele estreia como escritor em 1980, aos 30 anos, em uma mistura de cronista com publicista, com um estilo que mescla jogos de palavras e expressões de cunho estritamente popular. Uma espécie de 'Ariano Suassuna' da Rússia, como descreve o tradutor Francisco de Araújo. Mais tarde, projetou-se como romancista polêmico, de temática anti-niilista, como em "O Peregrino Encantado" (1973), considerado a sua obra-prima.

Realizado em formato virtual desde o início da pandemia, o Clube de Leitura Folha existe desde agosto de 2017 e reúne, sempre às últimas terças-feiras do mês, pessoas que compartilham suas experiências de leitura de obras de ficção.

O evento terá neste mês a participação do professor Francisco de Araújo, tradutor do russo e especialista na obra de Leskov. É dele, entre outras, a tradução de "Vontade de Ferro" (2020, Edições Jabuticaba) para o português. O exemplar tem 168 páginas e custa R$ 30.

O encontro acontece via Zoom e para participar basta acessar o link ou a reunião de número 889 2377 1003.

A programação da próxima temporada do Clube, que começa em maio, será divulgada em breve.

A Fraude e Outras Histórias

  • Preço R$ 62 (224 págs.)
  • Autoria Nikolai Leskov
  • Editora 34
  • Tradução Denise Sales
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.