Maratonar: onde ver filmes e séries com Bruce Willis no streaming

Leia a edição da newsletter Maratonar, com sugestões do que assistir no streaming

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta é a edição da Maratonar, a newsletter da Folha que ajuda você a se achar no meio de tantas opções de séries e filmes no streaming. Quer recebê-la todas as sextas no seu email? Inscreva-se abaixo.

A família de Bruce Willis, 67, anunciou a aposentadoria do ator no fim de março. Motivo: foi diagnosticado com afasia, um distúrbio de linguagem causado por um dano cerebral que afeta a capacidade comunicativa das pessoas.

A notícia fez até o Framboesa de Ouro (premiação-chacota dos piores do ano) retirar a categoria "piores filmes de Bruce Willis", que listava suas participações em filmes pequenos de 2021.

Mas ao longo das últimas décadas Willis colecionou muitos filmes acima da média, alguns deles disponíveis no streaming. Confira:

Duro de Matar (1988)
Este é o filme que lançou a carreira de Willis no cinema, e ainda é responsável pelo seu personagem mais marcante: um brucutu boa-pinta com a tomada ligada no sarcasmo —um pouco do que já fazia na série "A Gata e o Rato". No filme, o ator interpreta o intrépido policial nova-iorquino John McClane. Ele vai até Los Angeles no Natal para tentar remediar uma crise no casamento com a mulher, que trabalha numa grande empresa japonesa que ocupa um edifício inteiro na cidade. No entanto, uma quadrilha internacional invade o local para roubar um cofre, e McClane é a única ameaça para a turma. O típico "cara certo no lugar errado", ou vice-versa. No mesmo streaming também é possível ver Duro de Matar 2… 3… 4… 5…
Disponível no Star+ (132 min.)

Fogueira das Vaidades (1990)
Fracasso nos cinemas, a comédia de humor ácido dirigida por Brian de Palma e baseada no best-seller de Tom Wolfe pode ter uma nova chance agora. O filme conta a história de um magnata de Wall Street que atropela um homem negro no Bronx e foge da cena do crime. Um jornalista inescrupuloso entra em cena e a situação se complica. O elenco reúne Tom Hanks, Bruce Willis (o jornalista), Melanie Griffith, Morgan Freeman e Kim Catrall.
Disponível no HBO Max (125 min.)

A Morte lhe Cai Bem (1992)
Willis, Meryl Streep e Goldie Hawn protagonizam esta comédia de Robert Zemeckis. Na trama, Willis é um cirurgião plástico que troca a namorada (Hawn) pela melhor amiga dela, uma vaidosa atriz (Streep). Anos depois, as duas descobrem um elixir da juventude eterna, e também da vida eterna. No entanto, quando elas começam a brigar e deformar seus corpos, precisam do talento de Willis para consertá-las. Uma sátira ao culto à beleza.
Disponível no Now (103 min.)

Pulp Fiction - Tempo de Violência (1994)
"Zed is dead, baby". A frase de Bruce Willis é apenas um dos inúmeros momentos icônicos do melhor filme de Quentin Tarantino. Ainda que John Travolta e Samuel L. Jackson sejam mais lembrados em cenas, memes e citações, Willis também se sai bem como o boxeador que tenta dar um golpe no mafioso local e fugir com a namorada, a meiga Maria de Medeiros. E quando tudo parece sair do controle, aparece a moto de Zed.
Disponível no HBO Max e no Paramount+ (154 min.)

Os 12 Macacos (1995)
Nesta ótima ficção com a assinatura de Terry Gilliam, a trama se passa em 2035 (estamos chegando), quando um vírus dizimou boa parte da população e obrigou os sobreviventes a viverem no subterrâneo. Cientistas desenvolvem uma espécie de viagem no tempo e mandam o "desnecessário" Willis ao passado para buscar respostas sobre o que causou a epidemia mundial. Assim ele tenta convencer uma psiquiatra (Madeleine Stowe) enquanto cruza o caminho de um maluco (Brad Pitt, antes da fama). O filme rendeu uma série no SyFy que teve quatro temporadas.
Disponível no Now (129 min.)

O Sexto Sentido (1999)
Depois de passar por um trauma (vamos chamar de trauma) com um paciente, um psicólogo especializado em crianças (Willis) se dedica a um menino que parece sofrer abusos, mas guarda um terrível segredo… ele vê gente morta. O suspense com toques sobrenaturais foi indicado ao Oscar de melhor filme e alavancou a carreira do diretor M. Night Shyamalan.
Disponível no Star+ (107 min.)

Cena do filme 'O Sexto Sentido', de 1999, com Bruce Willis e Haley Joel Osment. - Divulgação

Corpo Fechado (2000)
Willis volta a se reunir com Shyamalan para esse "drama de quadrinhos". O ator interpreta um homem que foi o único sobrevivente em um acidente de trem, e começa a fazer amizade com o dono de uma loja de HQ que tenta convencê-lo de que ele tem poderes especiais. Muito antes dos sucessos da Marvel, o filme mostrou que poderia ter vida inteligente no subgênero, para além de efeitos especiais. O próprio Shyamalan resolveu estragar a brincadeira com o meia-boca "Vidro", no qual Willis retorna.
Disponível no Star+ (107 min.)

Cena de 'Corpo Fechado', de M. Night Shyamalan
Bruce Willis e Samuel L Jackson em cena de 'Corpo Fechado', de M. Night Shyamalan - Reprodução

Meu Vizinho Mafioso (2000), ou Falsas Aparências
Este é um dos problemas das plataformas de streaming: títulos. Esta comédia com Bruce Willis e Matthew Perry foi lançada nos cinemas brasileiros como "Meu Vizinho Mafioso". Mas se buscá-la assim na HBO Max, não vai encontrar nada. Na plataforma, o longa se chama "Falsas Aparências" (que foi o título dado na Espanha). Na trama, estilo sessão da tarde, parece que todos os personagens querem matar alguém ou fugir de alguém, tudo depois que um dentista (Perry) se apresenta ao novo vizinho (Willis), um assassino de aluguel da máfia que acabou de cumprir pena.
Disponível no HBO Max (98 min.)

Sin City - A Cidade do Pecado (2005)
Baseado na graphic novel de Frank Miller, o filme reproduz os quadrinhos e seu estilo noir para contar histórias que se cruzam na violenta SIn City. Entre elas, a de um detetive (Willis) que entra em rota de colisão com os poderosos da cidade ao tentar proteger uma menina de 11 anos. Ele a reencontra muitos anos depois, num bar de strippers.
Disponível no HBO Max e no Paramount+ (124 min.)

Friends
Simmm, Bruce Willis fez uma participação em "Friends" que durou três episódios. Foi na sexta temporada, quando ele entrou na sitcom como o pai de Elizabeth, estudante com quem Ross estava tendo um caso. Na subtrama, que se perdura por três episódios, ele também tem um breve affair com Rachel. Reza a lenda que Willis topou fazer a série após perder uma aposta para Matthew Perry, o Chandler. E simmmm, a participação rendeu um Emmy ao ator. Nada mal.
Disponível na HBO Max (sexta temporada)

o que tem de novo

Coleção 007
Fãs de James Bond podem levantar a taça de dry-martini e fazer um brinde. A Prime Video disponibiliza a partir de sábado (8) 24 filmes da franquia, desde "007 contra o Satânico Dr. No" (1962), com Sean Connery, até "007 contra Spectre" (2015), com Daniel Craig. Falta ainda o 25º filme oficial do agente secreto, "Sem Tempo para Morrer" (apenas para locação), que acabou de render um Oscar de melhor canção para Billie Eilish.
Disponível na Prime Video (a partir de sábado, 8)

David Lynch: A Vida de um Artista
Exibido na 40ª Mostra de Cinema, em 2016, e com rápida passagem pelo circuito, este documentário não é exatamente uma coletânea de trechos de filmes comentados do cineasta. Os diretores Jon Nguyen, Rick Barnes e Olivia Neergaard-Holm apresentam um Lynch multifacetado, revelam seu amor pelas artes plásticas e sua migração para o cinema experimental. Lynch relembra passagens da infância, sonhos ou lugares que inspiraram filmes, como pistas para fãs lembrarem de alguns de seus longas mais marcantes. Leia a crítica da Folha aqui.
Disponível na Mubi (88 min.)

Julia
O filme "Julie & Julia" (2009), disponível no Star+, trazia uma jornalista-blogueira (Amy Adams) que cumpria o desafio de reproduzir todas as receitas do livro da famosa Julia Child (Meryl Streep) em um ano. Ao mesmo tempo, um flashback acompanhava os esforços de Child para conseguir publicar o livro. Agora, a série "Julia", estreia da HBO Max, mostra como a mesma Julia Child (desta vez, a inglesa Sarah Lancashire) se transformou em uma estrela da televisão com suas receitas. Três dos oito episódios já estão disponíveis, cada um com o nome de um prato. O primeiro é "Omelete".
Disponível na HBO Max (8 episódios)

Um Lobo como Eu
Mistura de drama, comédia e um toque de terror, "Um Lobo como Eu" conta a história de Gary (Josh Gad), um jovem viúvo, pai de uma menina de 11 anos que está passando por problemas. Gary tem dificuldades de se relacionar com outras mulheres, até que um acidente de carro faz com que ele conheça Mary (Isla Fisher), uma jovem psicóloga que se conecta com pai e filha, mas que tem alguns problemas com saídas noturnas. Não demora para ele descobrir que ela se transforma em loba e precisa se trancar na própria casa para não sair comendo todo mundo por aí. A série é uma produção original da Peacock, canal de streaming da Universal.
Disponível no Prime Video (6 episódios)

Slow Horses
Slough House é o lugar para onde são enviados os agentes do MI5, o serviço secreto inglês, após falharem miseravelmente em suas missões. É o que acontece com Cartwright (Jack Lowden) logo no primeiro episódio de "Slow Horses", nova série da Apple TV+, que se dá mal ao tentar pegar um suspeito em um aeroporto de Londres. Assim, ele se junta ao time de fracassados chefiado por Jackson Lamb (Gary Oldman). A série de espionagem em seis episódios ainda traz participação de Kristin Scott Thomas e roteiro de Will Smith (um homônimo), o mesmo de "Veep". Por enquanto, só os dois primeiros episódios estão disponíveis —o terceiro entra neste sábado (8)--- e, mesmo longe do fim, a série já garantiu uma segunda temporada.
Disponível no Apple TV+ (6 episódios)

dica de graça

Amor
Um dos grandes filmes da década passada, "Amor" retrata a relação de um casal de idosos, cúmplices na vida e apaixonados pela arte. No entanto, quando Anne sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado, Georges tem cada vez mais obstáculos para lidar com a situação. Ótimas interpretações de Emmanuelle Riva e Jean-Louis Trintignant, neste drama de Michael Haneke vencedor da Palma de Ouro e do Oscar de filme estrangeiro. Para ser visto e/ou revisto. Leia a crítica da Folha.
Disponível no Sesc Digital Cinema em Casa, gratuitamente, até 27/4 (127 min.)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.