Descrição de chapéu grammy

Grammy exibe fala de Volodimir Zelenski, que pede paz em guerra na Ucrânia

Após discurso do presidente ucraniano, John Legend falou para soldados abaixarem as armas ao cantar seu single 'Free'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, participou da cerimônia do Grammy, a premiação mais importante do mundo para indústria musical, que ocorre na noite deste domingo (3) em Los Angeles, nos Estados Unidos.

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, no Grammy de 2022
O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, no Grammy de 2022 - Valerie Macon/AFP

Num discurso gravado, ele disse que a Rússia provoca "um silêncio terrível com suas bombas —o silêncio da morte" e pediu que os artistas "preencham esse silêncio com sua música". "Nossos músicos estão vestindo armaduras em vez de smokings. Eles cantam para os feridos, em hospitais, até para os que não conseguem ouvi-los, porque a música rompe qualquer barreira."

Depois da fala, o músico John Legend subiu ao palco para cantar "Free", seu novo single, lançado no início da noite deste domingo. Na música, o cantor pede que soldados "abaixem as armas" e "quebrem as correntes" para que possamos "dançar nossa dança".

O fato de o Grammy trazer ao palco oficialmente a guerra na Ucrânia mostra uma oposição da organização do evento em relação ao Oscar, por exemplo. Na principal premiação do cinema, ocorrida na semana passada na mesma Los Angeles, o conflito na Europa não surgiu de maneira explícita nem oficial. Foi lembrado somente em discursos de artistas ou discretamente em broches com a bandeira ucraniana fixados em paletós de personalidades da plateia.

Clique aqui e conheça os vencedores do Grammy em tempo real.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.