Descrição de chapéu Cinema festival de cannes

Guerra na Ucrânia faz com que título de filme em Cannes seja alterado

Nome do longa de Michel Hazanavicius com zumbis fazia trocadilho com a letra 'Z', hoje símbolo de apoio à invasão russa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O filme "Z (Comme Z)", que abrirá o Festival de Cannes deste ano teve seu título ajustado em solidaridade à guerra na Ucrânia. O diretor Michel Hazanavicius, diretor do longa e conhecido por "O Artista", que venceu o Oscar em 2012, anunciou em comunicado nesta segunda-feira (25) que o título será alterado para "Coupez!" —que significa cortar.

cena de filme
Cena do filme 'Coupez!', novo título de 'Z (Comme Z)', de Michel Hazanavicius, que abrirá o festival de Cannes de 2022 - Divulgação

"Dada a carga simbólica que a letra 'Z' assumiu desde o início da guerra na Ucrânia, e a pedido dos cineastas ucranianos, decidi mudar o título do meu novo filme", explicou o realizador em comunicado repercutido pelo jornal francês Le Figaro.

Isso se deve porque a letra Z se tornou recentemente um símbolo de apoio à invasão russa, já que é usada como distintivo nos veículos militares russos. Também apareceu em comícios organizados pelo Kremlin defendendo a postura da Rússia no conflito.

A intenção original, porém, nada tinha a ver com o conflito. "Z (Comme Z)" era um trocadilho com a inicial de zumbi, os monstros que agitam essa comédia estrelada por Matilda Lutz, Bérénice Béjo e Romain Duri, e fazia um trocadilho com a expressão "comme ci" —assim. Para evitar um mal-entendido, foi bolado um novo nome.

"Talvez este título fosse divertido quando terminamos o filme há uns meses, mas agora não é, e não posso mantê-lo. O meu filme foi feito para trazer alegria e em caso algum eu quereria que ele fosse associado nem de perto nem de longe a esta guerra", acrescentou o cineasta.

O novo título mantém o espírito cômico, já que o novo "corta!" se refere à dualidade de uma equipe de cinema que, durante as filmagens de um filme com zumbis, é atacada por monstros de verdade. Naturalmente, nem só as gravações serão cortadas.

O longa é uma versão francesa do filme japonês "Plano-Sequência dos Mortos", de Shin'ichirô Ueda, lançado em 2017.

O nome internacional em inglês já seguia esse espírito —"Final Cut", ou corte final—, e que não foi alterado. O longa será exibido em 17 de maio, na sessão de abertura do Festival de Cannes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.