Descrição de chapéu
Televisão Maratona

Série 'Lakers: Hora de Vencer' é cafona, frenética e adorável

História sobre como time se tornou um fenômeno imbatível nos anos 1980 deve agradar mesmo quem não é fã de basquete

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lakers: Hora de Vencer

  • Quando Disponível
  • Onde HBO Max
  • Classificação 16 anos
  • Elenco John C. Reilly, Quincy Isaiah e Jason Clarke
  • Produção EUA, 2022
  • Direção Max Borenstein e Jim Hecht

Ninguém precisa entender nada sobre o esporte —nem gostar, especificamente— para se divertir muito com a trama baseada em fatos reais que a série recém-lançada na HBO Max conta em dez episódios, de mais ou menos uma hora cada. Já são oito os episódios disponíveis, e a cada domingo entra um novo no ar.

O protagonista da história é um empresário daqueles que só podiam existir em outra época, Jerry Buss, ou Dr. Buss, como ele prefere. Interpretado com evidente deleite pelo ótimo John C. Reilly —de "Boogie Nights" e "Chicago"—, Dr. Buss fuma e bebe o tempo inteiro, faz negócios pouco transparentes, jogadas arriscadas e vive rodeado de mulheres com quem ele tem casos breves ou mesmo contrata como isca para outros homens de negócio de quem ele precisa para conseguir coisas que não conseguiria numa reunião normal.

Com cabelo acaju que ele penteia de um lado a outro da cabeça, formando uma franja falsa que mal esconde sua careca, jeans de cintura altíssima e camisas abertas no peito, Dr. Buss tem sede de tudo. Ele quer dinheiro, poder, sexo, fama e, principalmente, transformar os jogos do time decadente que compra, o Los Angeles Lakers, assim como o estádio em que acontecem os jogos, o Forum, em uma festa.

Para realizar todos esses sonhos, sua primeira atitude é contratar uma estrela. Escolhe um garoto imenso e sorridente que havia se destacado nos jogos da universidade que frequentava, em Michigan, Earvin "Magic" Johnson, interpretado pelo novato Quincy Isaiah. Por ser negro, ele fora preterido pelo time Boston Celtics, que chegou antes, mas optou por outro jogador de basquete universitário que havia brilhado em 1979, Larry Bird, branco.

A ideia de Dr. Buss era fazer de Magic Johnson a cara do L.A Lakers. Ele já tinha no time o jogador até hoje considerado um dos melhores de todos os tempos, o gigante Kareem Abdul-Jabbar, que mede 2,19 metros de altura, papel de Solomon Hughes.

dois homens disputando uma bola de basquete durante um jogo
Solomon Hughes interpreta Kareem Abdul-Jabbar na série "Lakers: Hora de Vencer', da HBO - Warrick Page/HBO

Contratou também um técnico que havia desenvolvido uma maneira de revolucionar o jogo, fazendo tudo ser mais rápido, com muitas cestas, muitos pontos, muitos passes, muito tudo o tempo todo. O que podia dar errado?

Quase tudo. Os jogadores veteranos não concordavam com as ideias do técnico, principalmente Abdul-Jabbar, que a essa altura, aos 33 anos, já parecia estar cansado do esporte. Quem conhece um pouco da trajetória desse atleta sabe que isso não é um spoiler: Kareem só se aposentou aos 42 anos, depois de 20 anos no esporte profissional. E o auge de sua carreira foi justamente a época de ouro do Los Angeles Lakers, onde, tudo indica, a história de "Hora de Vencer" vai desembocar.

Até porque, nesses primeiros seis episódios exibidos, uma situação já ficou clara: ou o time vence a NBA, associação nacional de basquete, a principal liga do esporte profissional dos Estados Unidos, ou Dr. Buss vai à falência.

Com produção de Adam McKay, o roteirista, ator, comediante e diretor por trás de delícias como os filmes "Talladega Nights", de 2006, "O Âncora: a Lenda de Ron Burgundy", de 2004 e, mais recentemente, "Não Olhe Para Cima", de 2021, além da incrível sociedade com Will Ferrell, com quem fundou o site cômico Funny or Die, em 2007, "Hora de Vencer" tem a mesma energia frenética, os diálogos curtos e implacáveis e as cenas safadas que marcam sua obra.

O elenco principal é impecável, mas o coadjuvante não fica atrás, liderado por Sally Field como Mama Buss, a mãe controladora de Dr. Buss, Adrien Brody como o ex-jogador e comentarista esportivo Pat Riley, que viraria um técnico legendário, Jason Segel como um assistente eloquente e inseguro e a jovem Hadley Robinson —de "Adoráveis Mulheres", "Moxie: Quando as Garotas Vão à Luta"— como Jeanie Buss, a filha inocente que decide trabalhar com o pai e acaba toda enrolada nos negócios de sua família disfuncional.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.