Descrição de chapéu Maratona o melhor streaming

Veja 10 séries com episódios para 'maratonas rápidas' no streaming

Leia a edição da newsletter Maratonar, com sugestões do que assistir no streaming

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta é a edição da Maratonar, a newsletter da Folha que ajuda você a se achar no meio de tantas opções de séries e filmes no streaming. Quer recebê-la todas as sextas no seu email? Inscreva-se abaixo.

Se debruçar sobre séries de episódios mais longos às vezes requer um comprometimento que o caro espectador não está preparado para assumir.

Tudo que ele quer é uma série mais curta, como tinha nos tempos antigos da TV a cabo, com "Friends", "Seinfeld" ou "Mad About You".

Pois os canais de streaming também oferecem um vasto universo de séries curtinhas, para quem prefere meia-maratonas, e nem todas são necessariamente sitcons. Listo dez sugestões abaixo.


Alta Fidelidade
Vinte anos depois do filme com John Cusack, o livro de Nick Hornby inspirou esta série de dez episódios lançada originalmente no Hulu. Aqui, sai Cusack entra Zoe Kravitz como a personagem apaixonada por música e por listas, que tenta se refazer após o fim traumático de um relacionamento, enquanto conversa sobre alguns dos melhores discos já lançados em sua loja de vinil. Apesar de ter material para uma segunda temporada, a série foi cancelada, o que deixou Kravitz na bronca.
Disponível no Star+ (uma temporada, dez episódios)


Boneca Russa
No dia de seu 36º aniversário, Nadia curte com os amigos, leva um sujeito da festa para a cama e depois encontra seu gato no parque. E morre ao atravessar a rua. E retorna para o banheiro do apartamento da festa. A princípio tudo parece um déjà-vù, mas aos poucos Nadia entende que está num looping temporal no melhor estilo "Feitiço do Tempo" e, mesmo procurando diferentes alternativas, morre para voltar ao banheiro do apê da festa. Com muita empatia e sua cabeleira ruiva, Natasha Lyonne também é coescritora da série com Amy Poehler, garantia de boas piadas. E a deliciosa música setentista "Gotta Get Up" vai grudar na sua cabeça. A segunda temporada acaba de chegar na Netflix, agora, com a personagem voltando no tempo (involuntariamente) até 1982 para resolver um problema de sua mãe. Leia crítica da primeira e da segunda temporadas.
Disponível na Netflix (2 temporadas)

Comedians in Cars Getting Coffee
​Após o sucesso da série "Seinfeld", seu criador podia fazer qualquer coisa que quisesse. E fez. Juntou em um programa três de suas paixões: carros, cafés e conversas com humoristas. A primeira temporada foi no longínquo 2012, mas o estilo permaneceu o mesmo até 2019. Em episódios muitas vezes com menos de 20 minutos, ele anda em um carro icônico ao lado de uma estrela do humor, com parada ocasional para o café. Ótimo programa também para entender um pouco mais da origem do humor stand-up tipicamente americano, e perceber que bater no amiguinho é feio. Entre as dezenas de entrevistados aparecem Cris Rock (sim), Rick Gervais, Eddie Murphy, Amy Schumer, Ellen DeGeneres e Louis C.K. (antes do cancelamento).
Netflix (85 episódios)


Em Terapia
Depois de três longas temporadas de 2008 a 2010, Gabriel Byrne é apenas lembrado em uma foto ou um email no início da quarta (e aparentemente última) temporada de "Em Terapia". Agora o foco é no consultório da dra. Brooke Taylor (Uzu Abuda), mulher negra, solteira e sem filhos. O cenário também mudou com uma bela casa ensolarada em Los Angeles. A dinâmica da série permanece a mesma, mas com menos "pacientes". A série acompanha três sessões de terapia durante a semana, com um jovem que trabalha como cuidador, um homem rico de passado corrupto e uma adolescente tentando construir a identidade. No fim da semana, a dra. Taylor cuida de seus próprios problemas. Lançada em 2021, a série também traz questões como a pandemia de Covid-19.
Disponível na HBO Max (4 temporadas)


Fleabag
Uma jovem adulta tenta alcançar êxito pessoal e profissional em meio às crises com a família, problemas de relacionamento, frustrações amorosas (e sexuais) e ainda a dor do luto pela morte recente da melhor amiga e sócia. Contando assim poderia ser um dramalhão. Mas a série inglesa em duas temporadas é uma das melhores comédias escritas recentemente, tudo graças ao talento e humor afiado da atriz/roteirista Phoebe Waller-Bridge. A heroína estabelece cumplicidade imediata com o espectador ao encarar a câmera sempre depois de um comentário sarcástico. E ela ainda se apaixona —e provoca— por um padre bem progressista, para delírio da Igreja Católica. São poucos episódios, mas com algumas cenas antológicas. Participação de Olivia Colman como a "madrasta malvada". Leia a crítica.
Disponível no Prime Video (2 temporadas)

Homecoming: De Volta à Pátria
A história de mistério se passa em dois tempos: no presente, uma garçonete (Julia Roberts) vive com a mãe em uma cidade isolada e sem nenhuma memória de que anos antes ela era a assistente social que chefiava uma instalação, que administrava medicamentos experimentais para soldados que voltavam do campo de batalha. Um burocrata determinado a descobrir o passado nas instalações faz a ponte entre passado e presente. Além da garçonete, sua pista é o soldado Walter Cruz (Stephan James). Cruz, aliás, é o único personagem presente em toda a segunda temporada, desta vez, coestrelada pela atriz Janelle Monáe.
Disponível no Prime Video (2 temporadas)


O Método Kominsky
Veterano ator de carreira apagada ganha a vida como um professor de atuação em Los Angeles, usando o seu próprio método. Para administrar o negócio, ele conta com a ajuda de sua filha. Entre aulas e paqueras, ele tem em seu velho agente seu melhor amigo e confidente. Afiados, Michael Doulgas e Alan Arkin dão o tom da série, que tem ainda Paul Raiser ("Mad About You") quase irreconhecível e Kathleen Turner reeditando a parceria com Douglas já na terceira temporada. Sitcom com a assinatura de Chuck Lorre, o mesmo de "Two and a Half Men"... quem diria. Leia a crítica.
Disponível na Netflix (3 temporadas)


Schitt’s Creek
Muita gente não acompanhou esta sitcom que ganhou vários prêmios no ano de sua despedida. Pode ser uma boa oportunidade agora. Logo no primeiro episódio, os Rose descobrem que perderam toda sua fortuna, para desespero do pai empresário, da mãe, uma atriz aposentada, e dos filhos mimados. O único bem que resta é a pequena cidade de Schitt’s Creek. Ao longo das seis temporadas, entre 2015 e 2020, os Rose pensam em uma forma de dar a volta por cima e conseguir vender a cidade, mas, aos poucos, começam a se adaptar ao local, principalmente os filhos. Dan e Eugeny Levy, filho e pai na série e na vida, são os criadores da comédia. Leia a crítica.
Disponível no Prime Video (6 temporadas)


Shining Vale
Imagine se "O Iluminado"--- clássico do terror escrito por Stephen King e filmado por Stanley Kubrick em 1980— fosse modernizado com pitadas de comédia? E que a protagonista fosse uma mulher? Daria para explicar assim esta série recente com Courtney Cox (a Monica de "Friends") e Greg Kinnear, que fazem um casal tentando recomeçar a vida em um casarão afastado em Connecticut depois que ela o traiu com o encanador. Com um livro de sucesso no passado, ela está pressionada para escrever um novo best-seller, mas logo começa a ser perseguida por uma entidade que "mora" na casa (Mira Sorvino), sem conseguir convencer o marido ou os filhos adolescentes. Cheia de referências ao clássico de Kubrick, a série fica ainda melhor depois do primeiro episódio, principalmente depois que aumentam a dosagem do remédio da escritora.
Disponível no Starzplay (1 temporada, 8 episódios)


Ted Lasso
A premissa pode parecer meio tolinha: treinador de futebol americano aceita trabalhar como técnico de um time da famosa Premier League mesmo sem conhecer quase nada do bom e velho "soccer". A contratação é uma autossabotagem da proprietária, que quer se vingar do ex-marido, que perdeu o clube justamente no divórcio. Porém é impossível não se contagiar pelo otimismo do bigodudo Ted Lasso (Jason Sudeikis, também roteirista). As cenas de futebol são caricatas e, no fim, são o que menos importam. Há outros personagens simpáticos, como o capitão turrão do time, o craque metido ou o auxiliar calado (o Barba), mas é Lasso quem comanda o show. A segunda temporada é ainda melhor, e explora a questão da saúde mental. Leia a crítica.
Disponível na Apple TV+ (2 temporadas)

O que tem de novo

Conversando com um Serial Killer: O Palhaço Assassino
Durante os anos 1970, o serial killer John Wayne Gacy matou dezenas de jovens em sua casa, e os enterrou no quintal. Os crimes bárbaros são esmiuçados nesta minissérie documental em três episódios, no mesmo estilo de "Conversando com um Serial Killer: Ted Bundy", também na Netflix. Gacy mantinha uma vida aparentemente comum, era gerente de loja de fast food e também visitava hospitais infantis vestido de palhaço, daí o apelido de Palhaço Assassino. E apesar de alguma semelhança, até onde se sabe, Stephen King nunca mencionou o caso como inspiração para seu best-seller "It: A Coisa", no qual um monstro-palhaço se alimentava do medo das crianças.
Disponível na Netflix (três episódios)

Morte no Nilo
Segundo filme baseado em um best-seller de Agatha Christie dirigido pelo shakespeareano Kenneth Branagh —o primeiro foi "Assassinato no Expresso Oriente". Desta vez, o detetive Hercule Poirot (o próprio Branagh) é um dos convidados de um casal em lua de mel numa luxuosa embarcação que navega pelas águas do rio Nilo. E como o título sugere, claro, uma morte acontece à bordo, colocando todos na condição de suspeito. Mas para a sorte deles, ou não, Poirot está lá para desvendar o mistério —e de quebra o filme explica o motivo daquele longo bigode. O elenco ainda traz estrelas como Gal Gadot e Annette Bening. Leia a crí
Disponível no Star+ (127 min.)


A Mulher que Fugiu
Mal saiu da sala de cinema, e este ótimo drama sul-coreano já está disponível no streaming do Belas Artes. A história é centrada em uma mulher que resolve visitar três amigas nos arredores de Seul depois que o marido sai em viagem de negócios; em cada encontro, ela encontra uma perspectiva feminina diferente do cotidiano. Ah, e é mais um filme com menos de 1 hora e 20 minutos. Dono de uma filmografia mais intimista, Hong Sang-soo tem outros bons filmes na plataforma, como "A Câmera de Claire" (2017) e "O Dia Depois" (2017). Leia a crítica.
Disponível no Belas Artes à la Carte (77 min.)


Pequena Mamãe
Depois de passar correndo pelos cinemas (estreou em março e ficou pouquíssimo tempo em cartaz), este filme de Céline Sciamma, de "Retrato de uma Jovem Mulher", merece agora ser devidamente revisado no streaming. O sensível drama mostra uma menina de 8 anos que vai à casa de campo da avó recém-falecida, mesmo lugar onde sua mãe passou a infância. Quando a mãe precisa fazer uma operação e ela fica apenas com o pai, conhece uma outra criança da sua idade na floresta e, em pouco tempo, descobre que a garotinha é a sua mãe. Na mão de outro diretor poderia ganhar um ar quase fantasmagórico ou fantástico, mas tudo é tratado com leveza por Sciamma. E no clima "produções curtas", o filme tem apenas 72 minutos. Leia a crítica.
Disponível no Prime Video (72 min.)


Sentença
Advogada idealista, Heloísa (Camila Morgado) se envolve em um caso que chocou a sociedade, no qual uma mulher ateia fogo em um policial em uma favela, cena registrada em um vídeo amador. Ao mesmo tempo, Heloísa faz de tudo para ajudar sua mãe, que está presa há décadas por um crime do passado mal resolvido e agora precisa de uma operação urgente. No entanto, um líder de uma facção criminosa que está preso também tem interesses no caso, e passa a chantageá-la. Conhecido como o policial implacável de "Impuros", Rui Ricardo Diaz muda de lado no papel do "tranquilo" traficante atrás das grades. Todos os episódios da série já estão disponíveis.
Prime Video (uma temporada, seis episódios)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.