Descrição de chapéu Cinema Guerra da Ucrânia

Atores de filme sobre Guerra da Ucrânia agora lutam de verdade no conflito

'Klondike', longa da diretora Marina Er Gorbach, chega ao Brasil depois de estrear em janeiro em Sundance

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

"Klondike: A Guerra na Ucrânia", filme ucraniano que chega nesta quinta-feira aos cinemas brasileiros, foi lançado em janeiro no Festival Sundance, nos Estados Unidos, e de certo modo já previa o que poderia acontecer com as tensões entre o seu país de origem e a Rússia.

Isso porque o longa da diretora Marina Er Gorbach alertava ao mundo sobre o conflito até então meio esquecido de Kiev com os separatistas apoiados por Moscou no leste da Ucrânia.

Cena do filme 'Klondlike: A Guerra na Ucrânia' - Divulgacao

A diretora deu entrevista a este jornal e se comoveu ao lembrar a infeliz materialização de sua obra de ficção em realidade. Tropas russas invadiram a Ucrânia no mês seguinte ao lançamento do longa, e membros do elenco do filme foram deslocados para campos de batalha da guerra —caso dos atores Oleg Sevtchuk e Oleg Scherbina, além do diretor de fotografia, Sviatoslav Bulakovski.

No enredo de "Klondike", uma jovem grávida casada com um homem mais velho vivem num vilarejo sob a sombra crescente da guerra civil que o país viveu em 2014, e a gestação em fase final serve de metáfora sobre o mundo insondável que está por vir em meio ao caos e à violência.

"A guerra era mais ou menos conhecida na Europa, mas não nos Estados Unidos. Por isso trabalhamos pelo título", disse Er Gorbach, ressaltando as motivações que a levaram a filmar a história.

Vivendo hoje na Turquia, a cineasta mudou sua posição crítica em relação ao presidente Volodimir Zelenski após ele ter decidido ficar na Ucrânia mesmo com uma proposta para deixar o país em segurança oferecida pelos Estados Unidos.

Sua visão a respeito do Ocidente, no entanto, ficou menos condescendente. "Todos são responsáveis. As sanções duras deveriam ter começado em 2014. Deixaram Putin ocupar o Donbass, tomar a Crimeia, derrubar o avião", disse a diretora.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.