Caetano Veloso apresenta 'Meu Coco' em SP com noite mais cultural do que política

Diferentemente da estreia da turnê, show de Caetano Veloso em SP não foi marcado pela fervura política

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Diferentemente da estreia da turnê "Meu Coco", há cerca de um mês em Belo Horizonte (MG), o primeiro show de Caetano Veloso em São Paulo, nesta sexta (6), não foi marcado pela fervura política.

Lá no fim da sexta música, Caetano, todo de branco, falou suavemente: "Fora Bolsonaro".

E engatou "You Don’t Know Me", clássico composto no exílio no início dos anos 1970, quando foi expulso do Brasil por um governo de direita e inimigo da cultura.

Mas, afora isso, e alguns brados políticos do público antes do início do show, a noite foi mais cultural do que política.

Entre as canções, Caetano contou várias histórias interessantes e divertidas sobre sua carreira, para deleite do público.

Vestido de branco, Caetano Veloso segura violão frente a microfone
Caetano Veloso durante show da turnê 'Meu Coco' em SP - Rafael Strabelli/ Espaço das Américas

A partir da metade do show, ao cantar "Reconvexo", ele fez os fãs saírem das mesas e cadeiras do Espaço das Américas, na Barra Funda, e dançarem nos espaços mais abertos, próximos aos bares.

Mas Caetano já havia conquistado o público paulistano antes, na terceira música, e foi fácil, afinal era "Sampa".

Outro afago aos paulistas veio logo depois: ao cantar " A Outra Banda da Terra", ele ensinou que o "r" caipira, como nossos caipiras fazem ao dizer "porrrta", se chama retroflexo.

"Nessa música, eu gravei os ‘r’ de maneira retroflexa. Mas só na primeira estrofe. Hoje, vou cantar inteira assim." E foi o que fez, para delírio da plateia.

Depois disso, foi só amor: "Leãozinho", "A Bossa Nova É Foda", "Baby", "Menino do Rio", "Lua de São Jorge".

Com ingressos esgotados para a essa sexta que já foi, para o sábado (7) e para o domingo (8), o Espaço das Américas abriu mais duas datas para o cantor no mês que vem, em 25/6 e 26/6.

Antes, porém, Caetano toca novamente em São Paulo no próximo sábado (14), no Festival Nômade (também esgotado), no vizinho Memorial da América Latina.

E segue para Salvador (quatro apresentações), Recife (uma), Rio de Janeiro (quatro) e Brasília (uma), antes de retornar à capital paulista, onde deverá encerrar a turnê.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.