Descrição de chapéu Artes Cênicas

Ciclo '7 Leituras' retorna aos palcos com peça 'Ubu Rei', em nova tradução

Projeto cênico, criado durante a pandemia de coronavírus, é dirigido por Eugênia Thereza de Andrade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ciclo "7 Leituras", dirigido por Eugênia Thereza de Andrade, retorna às apresentações presenciais, após dois anos de eventos virtuais, com a peça "Ubu Rei", de Alfred Jarry, a partir da nova tradução feita pelos irmãos Bárbara Duvivier e Gregorio Duvivier, este último colunista deste jornal.

ilustração de rei gorducho e de corte
Ilustração do protagonista de 'Ubu Rei' feito pelo próprio autor da peça, Alfred Jarry, em 1896 - Divulgação

Dirigida por Nelson Baskerville, a leitura dramática traz nomes como Débora Duboc, Fernando Paz e Níveo Diegues no elenco e parte de uma obra precursora do teatro moderno. Nela, o Pai Ubu é um bufão tirano que toma o poder e inicia uma perseguição contra todos os seus inimigos.

A estupidez e a ganância desse personagem icônico são alguns dos elementos que nos ajudam a refletir sobre a realidade na contemporaneidade. Este será, aliás, o tema deste 16º do ciclo —"Verdade?".

A proposta é abordar outras peças que tratem das fronteiras tênues entre realidade e ilusão, falsos propósitos e honestidade —enfim, saber o que é "fake".

"Ubu Rei" será apresentada na próxima terça no Sesc 24 de Maio, na República, região central de São Paulo, às 20h. O ciclo manterá apresentações mensais até dezembro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.