Descrição de chapéu Cinema

De 'Dog' a Chaplin, veja filmes que mostram o elo entre cachorros e humanos

Filme com Channing Tatum que estreia agora retrata desafios dessa relação e é herdeiro de uma longa linhagem no cinema

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Mesmo quem não tem cachorro sabe. Cães são os melhores amigos do homem. Clichê para uns, vida real para outros, essa parceria vira e mexe é retratada nas telas dos cinemas.

Fato também é que os cachorros fazem bem às pessoas. "Dog - A Aventura de uma Vida", que chegou aos cinemas no Brasil no dia 19, mostra isso. Não é um filme exatamente fofinho, como geralmente acontece nesse gênero. Mas trata de conflitos, luto, superação e uma chance à felicidade.

Cena de "Dog - A Aventura de uma Vida"
Cena de 'Dog - A Aventura de uma Vida' - Reprodução

Estrelada por Channing Tatum, que também atua na direção, a obra conta a história do ex-militar Jackson Briggs, que tenta superar desafios físicos e mentais enquanto busca um trabalho. Até que a morte inesperada de um colega põe em seu caminho Lulu, uma pastor belga do Exército.

Para levar a cadela ao funeral de seu melhor amigo humano, Briggs embarca numa viagem com ela, que carrega ansiedades e gatilhos. Mordidas, ataques e confusões fazem parte da sequência.

A jornada lado a lado, no entanto, aproxima os dois personagens. Aos poucos, eles constroem uma relação e percebem como um é importante na vida do outro, num resgate mútuo.

Tatum já teve um cadela de nome Lulu na vida real, e o filme é levemente inspirado nela. Adotada em 2008, a cadela morreu em 2018, após um câncer. O ator disse à revista People, em fevereiro, que Lulu era sua melhor amiga e que, no final, a levou para uma pequena viagem, onde acamparam e observaram o nascer do sol. Sobre atuar na direção, Tatum disse ter se divertido com o novo filme.

Assim como em "K9, Um Policial Bom pra Cachorro", a dupla de "Dog" não se deu bem de cara e precisou de um tempo para aprender a conviver em harmonia. Na comédia de 1989, Jerry Lee ajuda o policial Michael Dooley, papel de James Belushi, a capturar um traficante.

Bem antes disso, porém, o elo entre homens e cães já era exposto nas telonas. Charles Chaplin exibia essa cumplicidade ainda no cinema mudo. Um clássico de 1918, "Vida de Cachorro" conta a história do vagabundo que salva um cão, e eles acabam se tornando grandes amigos.

Essa fórmula que une amor incondicional e lealdade também é explorada desde sempre, em inúmeros filmes. Alguns deles são baseados em histórias reais. Quem não conhece Hachiko, o akita que inspirou "Sempre ao seu Lado", filme com Richard Gere de 2019, e ganhou até estátua no Japão? O cãozinho ficou famoso nos anos 1920 por ficar esperando pelo tutor diariamente na estação de Shibuya, em Tóquio, e continuar visitando o local mesmo após a morte dele.

Também digno de assistir com lencinho é "Quatro Vidas de um Cachorro", de 2017. Alvo de polêmica durante a produção e ameaça de boicote após um vídeo supostamente mostrar um cachorro sendo obrigado a entrar na água, o longa acabou com maus-tratos negados e boa bilheteria ao contar a história de um animal que reencarna em diferentes famílias. Apesar de se afeiçoar aos tutores, o pet mantém a esperança de reencontrar Ethan, seu primeiro melhor amigo.

Também baseado no livro homônimo de W. Bruce Cameron, seguem a linha "A Caminho de Casa", de 2018, e "Juntos para Sempre", de 2019.

Se a amizade é eterna, impossível encontrar quem não tenha se emocionado com o famoso "Marley e Eu", de 2008. Baseado em livro de John Grogan, revela o amor entre um labrador e sua família humana, que tem a vida transformada após a sua chegada.

Não faltam comédias, aventuras, dramas e, claro, animações sobre cães. Uma delas, "Ilha dos Cachorros", dirigido por Wes Anderson e lançado em 2018, tem a trama ambientada em uma cidade japonesa, onde o prefeito decidiu mandar todos os cachorros para uma ilha repleta de lixo. Só não contava que seu sobrinho, um garotinho órfão, se mobilizaria para resgatar o amigo peludo.

A ligação entre cães e humanos é intensa, e o público se identifica com os personagens. Tanto que o filme "Lassie e a Força do Coração", de 1943, deu origem a uma série, sucesso por anos e que marcou uma geração. E a heroica cadela continua sendo lembrada –ainda hoje cães da raça collie são chamados de Lassie.

"Dog – A Aventura de uma Vida"

  • Onde Em cartaz nos cinemas
  • Classificação 14 anos
  • Elenco Channing Tatum, Bill Burr, Kevin Nash, Ethan Suplee
  • Produção EUA, 2022
  • Direção Reid Carolin e Channing Tatum
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.