Descrição de chapéu The New York Times

FBI investiga se quadros de Basquiat expostos em Orlando são falsificações

Obras da mostra 'Heroes & Monsters' foram encontradas em 2012 em unidade de armazenagem de Los Angeles

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brett Sokol
The New York Times

A equipe de crimes de arte do Serviço Federal de Investigações americano, o FBI, está investigando a autenticidade de 25 quadros que o Museu de Arte de Orlando, na Flórida, diz terem sido pintados por Jean-Michel Basquiat, e que estão em exposição lá, de acordo com uma intimação federal e com diversas pessoas informadas sobre a situação.

Os quadros da mostra "Heroes & Monsters: Jean-Michel Basquiat" foram encontrados em 2012, em uma unidade de armazenagem em Los Angeles, de acordo com o museu e com os proprietários das obras, e praticamente não tinham sido exibidos antes que a exposição estreasse, em fevereiro.

Um artigo publicado pelo The New York Times pôs em questão a autenticidade das peças, e noticiou que um designer que no passado trabalhou para a Federal Express havia identificado a tipologia gráfica da FedEx em um pedaço de papelão supostamente pintado por Basquiat, e a fonte em questão só foi criada em 1994 –seis anos depois da morte do artista.

Obra de Jean-Michel Basquiat em exibição na mostra 'Heroes & Monster', no Museu de Arte de Orlando, nos Estados Unidos - Melanie Metz/The New York Times

Os proprietários dos quadros e o diretor e presidente-executivo do museu, Aaron de Groft, dizem que os quadros são obras genuínas de Basquiat e citam declarações de especialistas do mundo da arte contratados pelos proprietários para autenticar as peças. Os quadros devem deixar o museu em 30 de junho para uma série de exposições na Itália.

Agentes especiais do FBI entrevistaram pessoas no mundo da arte e dos museus e se concentraram nos quadros em exposição e em seus proprietários primários, que haviam afirmado em entrevistas anteriores que estavam tentando vender as obras.

Parede da exposição 'Heroes & Monsters: Jean-Michel Basquiat', que acontece no Meu de Arte de Orlando - Melanie Metz/The New York Times

Os interrogados incluem Groft, de acordo com dois empregados do museu que pediram que seus nomes não fossem revelados, porque segundo eles Groft havia ameaçado a equipe do museu de que qualquer pessoa que falasse com a mídia seria demitida.

Groft não respondeu a pedidos de comentários sobre qualquer interrogatório pelo FBI ou sobre suas instruções ao pessoal do OMA, a sigla pela qual o museu é conhecido.

Em uma intimação ao Museu de Arte de Orlando datada de 27 de julho do ano passado, o FBI requisitou que "toda e qualquer comunicação" entre empregados do museu e os proprietários das obras "supostamente de autoria de Jean-Michel Basquiat" fossem encaminhadas às autoridades, incluindo correspondência com especialistas sobre as obras de arte. A intimação, vista pelo The New York Times, mostra que o FBI também solicitou registros do conselho do museu sobre as pinturas.

O FBI se recusou a revelar informações sobre as investigações e sua situação atual. Se autênticos, os quadros de Basquiat valeriam cerca de US$ 100 milhões, de acordo com a Putnam Fine Art and Antique Appraisals, uma empresa de avaliação de arte que examinou os quadros a pedido dos proprietários.

Tradução de Paulo Migliacci

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.