Descrição de chapéu Livros

Livros didáticos despencam e puxam balanço negativo do mercado editorial

Setor teve retração real de 4% com queda de 14% nas obras escolares e crescimento em outras áreas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A queda brusca na venda de livros didáticos fez com que o mercado editorial tivesse uma retração de 4% no ano passado, mas outros setores tiveram um aumento real de faturamento mesmo num ano de forte inflação.

Os dados vêm da Pesquisa Produção e Vendas, realizada pela Nielsen em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros e a Câmara Brasileira do Livro.

Os didáticos despencaram 14% de um ano para o outro, um dado que a coordenadora da pesquisa, Mariana Bueno, credita a uma série de fatores.

"Primeiro, a pandemia para esse subsetor só se efetiva em 2021, já que em março de 2020 a maior parte das vendas de didáticos já tinha sido realizada. Além disso, por causa da crise, houve uma migração grande de alunos da rede privada para a pública, por não conseguirem mais pagar mensalidades. E, por fim, já há alguns anos as escolas têm ampliado a adoção de apostilas próprias, substituindo os livros."

Já o setor de obras gerais, que engloba livros de ficção literária por exemplo, teve "resultado bastante positivo pelo terceiro ano consecutivo", segundo Bueno. "Foi um crescimento de 3% em termos reais num ano em que a economia cresceu muito pouco."

O subsetor de religiosos também cresceu na mesma proporção, 3%, e os livros científicos, técnicos e profissionais tiveram uma queda de 3%. Todos os setores tiveram um crescimento nominal, exceto o de didáticos.

Também foi divulgado nesta terça o monitoramento sobre conteúdo digital, que abarca ebooks e audiolivros, por exemplo. Esse nicho teve crescimento de 12% em termos reais.

É importante diferenciar essa pesquisa do balanço anual Painel do Varejo de Livros, feito pela mesma Nielsen e divulgado em janeiro, que apresenta um panorama bem mais animador para o mercado.

Aquele monitoramento se volta para canais específicos do varejo, como livrarias e ecommerces, e este de agora é um raio-x mais preciso da indústria, avaliando todos os códigos de barras vendidos pelo mercado em locais como escolas e supermercados, por exemplo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.