Descrição de chapéu Livros

Mario Vargas Llosa diz preferir Bolsonaro a Lula mesmo 'com palhaçadas'

Em palestra no Uruguai, Nobel de literatura afirmou que o presidente não o entusiasma, mas que petista foi preso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O escritor peruano Mario Vargas Llosa afirmou ser mais favorável a uma vitória de Jair Bolsonaro do que de Lula nas eleições brasileiras de outubro.

"As palhaçadas de Bolsonaro são muito difíceis de admitir para um liberal. Agora, entre Bolsonaro e Lula, eu prefiro Bolsonaro. Com as palhaçadas de Bolsonaro, não é Lula", disse o Nobel de literatura segundo o jornal El Comercio, do Peru.

mario vargas llosa gesticula
O escritor peruano Mario Vargas Llosa - Pierre-Philippe Marcou - 8.out.2019/AFP

A declaração foi dada numa palestra sobre a conjuntura latino-americana em Montevidéu, em um think tank liberal chamado Centro de Estudios para el Desarrollo.

O autor de "A Cidade e os Cachorros" e "Tia Julia e o Escrevinhador" é notório por seus posicionamentos à direita, tendo se candidatado à Presidência de seu país numa coalizão liberal em 1990 e perdendo para o depois ditador Alberto Fujimori.

Nas últimas eleições peruanas, por exemplo, ele se posicionou em defesa da candidatura de Keiko Fujimori, filha de seu ex-rival, contra o esquerdista Pedro Castillo, que acabou vencendo.

Ainda segundo El Comercio, Vargas Llosa disse que Bolsonaro não o entusiasma e que enfrentou a crise sanitária da Covid com "absoluta irresponsabilidade". O próprio escritor de 86 anos foi internado com a doença há algumas semanas.

Mas ele sublinhou em contrapartida que o ex-presidente petista foi preso e condenado "por ser ladrão" e que hoje "há uma espécie de enamoramento por Lula, sobretudo na Europa".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.