Descrição de chapéu Obituário Helena de Lima (1926 - 2022)

Morre Helena de Lima, cantora da era ouro da noite, de 'Estão Voltando as Flores'

Artista começou na década de 1940, gravou seu último disco em 2007 e seguiu fazendo shows mesmo após os 90 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Morreu Helena de Lima, uma das cantoras lendárias da música nacional, que fez sucesso na era de ouro da noite —entre os anos 1950 e 1960—, sobretudo com sua versão para a marcha-rancho "Estão Voltando as Flores", de Paulinho Soledade. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelas redes sociais do Retiro dos Artistas, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, instituição onde a cantora morou nos últimos anos. Ela tinha 95 anos e faria 96 nesta terça-feira.

helena de lima
A cantora Helena de Lima em capa de disco de 1961 - Reprodução

"Helena de Lima era um milagre. Quando soltava a voz, era capaz de ser ouvida até fora da boate e, mesmo assim, dava a impressão de que estava cantando só para uma pessoa de cada vez. E essa voz lhe foi grata até o fim —mesmo com a idade avançada, ela nunca a abandonou", afirma Ruy Castro, colunista dele jornal.

A cantora e compositora brasileira de 91 anos, Helena de Lima em show em cobertura de hotel no Leblon - Ricardo Borges - 17.mai.17/Folhapress

Como ele já destacara em texto de 2016, entre os maiores sucessos de Helena de Lima estão "Na Cadência do Samba", de Ataulpho Alves, "Prece", de Vadico, e "Mora na Filosofia", de Monsueto.

Também se destacam "canções feitas para ela, pessoais e intransferíveis", como definiu Ruy Castro, como "Boa Noite, Rio", de Haroldo Barbosa e Luiz Reis, "Verdade da Vida", de Raul Mascarenhas e Concessa Colaço, e "Estão Voltando as Flores", de Paulo Soledade. Fizeram parte de sua geração nomes como Angela Maria, Lana Bittencourt, Doris Monteiro, Elza Soares e Ellen de Lima.

Descoberta por César Ladeira ainda nos anos 1940, gravou seu primeiro disco em 1952 e seguiu fazendo shows na noite de São Paulo e do Rio de Janeiro. Já em parceria com o maestro Lauro Miranda, gravou uma série de discos, muitos ao vivo, como "Uma Noite no Cangaceiro", de 1964, que faz referência à casa carioca onde também se apresentava Elizeth Cardoso, na mesma época.

"Sentimentos", seu último álbum, foi gravado há 15 anos, de forma independente. Ainda assim, ela seguiu fazendo shows mesmo uma década depois, já com mais de 90 anos, em grandes casas do Rio de Janeiro.

Há cinco anos, no dia de seu aniversário, Helena de Lima fez um show no Leblon resumindo seus quase 70 anos de carreira em 16 canções. "De vestido longo, preto, salpicado de brilhos, e com pouca maquiagem", como registrou a repórter Etel Frota em reportagem neste jornal, "Helena ostenta como ornamento principal o sorriso amplo que, junto com a voz, lhe angariou uma legião de fãs apaixonados —Ary Barroso entre eles".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.