Descrição de chapéu Cinema festival de cannes

Mulher nua invade tapete vermelho de Cannes para protestar contra Rússia

Manifestante escreveu 'parem de nos estuprar' sobre bandeira da Ucrânia em seu corpo e foi afastada por seguranças

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cannes (França)

Uma mulher anônima invadiu o tapete vermelho e ficou parcialmente nua minutos antes da estreia do filme "Three Thousand Years of Longing", de George Miller, no Festival de Cannes, nesta sexta-feira (20).

Mulher fica nua no tapete vermelho do Festival de Cannes e pintou bandeira da Ucrânia no corpo com a frase 'parem de nos estuprar' - Loic Venance/AFP

Ela pintou a bandeira da Ucrânia sobre seu peito e escreveu "parem de nos estuprar". Só de calcinha, ela ainda manchou o ventre com tinta vermelha sobre a calcinha, com marcas de mãos ensanguentadas na virilha.

Enquanto gritava palavras abafadas pela música alta e o barulho dos convidados e público ao redor, ela foi removida da área do Palácio de Festivais pelos seguranças do evento francês. "Stop war", ou parem a guerra, parecia estar entre as frases bradadas pela mulher.

Era possível ler a palavra "scum", ou escória, pintada em suas costas. Os seguranças foram rápidos e a cobriram com um paletó.

Jornalistas que estavam ao redor foram impedidos de filmar, mas as câmeras oficiais do Festival de Cannes chegaram a captar o momento e a exibi-lo dentro das salas de cinema que receberiam sessões de "Three Thousand Years of Longing". A programação do evento continuou normalmente depois do incidente.

Procurada por este jornal, a organização do Festival de Cannes ainda não comentou o ocorrido.

A anônima certamente teve trabalho para driblar a segurança do evento. As sessões de gala, como era o caso desta, têm acesso extremamente restrito e, para chegar à área do tapete vermelho, é preciso não apenas ter recebido um ingresso da organização do festival ou da produtora e distribuidora do filme, como também ter enfrentado uma longa fila, passado por detectores de metal e vestido um elegante e inflexível traje —smoking para os homens e vestido e salto alto para as mulheres.

Ao longo de todo o percurso entre a entrada para uma fila e a porta do cinema, o público é acompanhado pelos olhares atentos de dezenas de seguranças, seja nas sessões de gala ou em qualquer outra exibição oficial do evento.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.