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Coleção Folha investiga vida e obra de Michelangelo a partir de sua Capela Sistina

Volume ainda explora trabalho de décadas nos túmulos do papa Júlio 2º e dos Medici, os poderosos mecenas de Florença

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São Paulo

Para Goethe, um dos principais nomes da literatura alemã e do romantismo europeu, "quem não viu a Capela Sistina não consegue ter noção intuitiva do que um homem sozinho pode alcançar".

E é justamente a partir dos afrescos da Capela Sistina, no Vaticano, que o sétimo volume da Coleção Folha Grandes Pintores, "Mestre dos Mestres", destrincha a vida e a obra de Michelangelo, o escultor, pintor, poeta, arquiteto e urbanista que mudou a história da arte com suas criações monumentais.

Detalhe de 'A Criação de Adão', fresco de Michelangelo que ilustra capa do sétimo volume da Coleção Folha Grandes Pintores, 'Michelangelo: Mestre dos Mestres' - Divulgação

O teto da capela, na opinião do historiador de arte Kenneth Clark, é uma declaração apaixonada à unidade entre a beleza anatômica, a energia intelectual e o propósito espiritual. Os nove episódios inspirados no Gênesis, no entanto, mostram que, dentre os três pilares, o artista estava preocupado, principalmente, com a representação da alma humana. Na cena "A Expulsão do Paraíso", por exemplo, Adão e Eva estão envelhecidos, como se Michelangelo quisesse mostrar que o aspecto físico é a expressão da espiritualidade.

Numa de suas cartas, o artista chegou a afirmar que o papa Júlio 2o, seu mecenas, havia permitido a ele fazer os afrescos como bem desejasse. Mesmo assim, o trabalho na Capela Sistina provocou diversas reações por causa da grande quantidade de nus, o que fez com que o pintor Daniele da Volterra fosse contratado para vestir boa parte deles.

Mas, para além desta que se tornou a principal obra de Michelangelo, ao artista também havia sido confiado outro grande desafio –o túmulo do papa, para o qual ele levou quase 40 anos desde o primeiro esboço, em 1505, até a conclusão parcial, em 1542. Atualmente, do que se vê na basílica de San Pietro in Vincoli, em Roma, apenas três figuras foram feitas por Michelangelo –Moisés, ladeado por Léa e Raquel.

É nesse trabalho inconcluso e no conjunto funerário encomendado por Giuliano de Medici que estão as esculturas mais originais do artista. Nos túmulos dos Medici, para indicar a passagem do tempo, Michelangelo associa as figuras femininas e masculinas ao princípio e ao fim, trabalhando os conceitos de aurora e crepúsculo, dia e noite.

Seu interesse pelas torções, que são trabalhadas nas esculturas "O Dia" e "A Noite", datadas entre 1526 e 1533, é analisado na coleção até o crucifixo de madeira que o artista realizou durante o período em que esteve alojado no Convento de Santa Maria del Santo Spirito, em Florença, quando tinha apenas 17 anos. Nele, Jesus é retratado com a cabeça inclinada para a direita enquanto as pernas e os joelhos apontam para a esquerda em um movimento de rotação da pelve.

O volume também analisa com detalhe "A Batalha dos Centauros", datada entre 1490 e 1492, primeiro grande trabalho da carreira do escultor em que tudo é pretexto para os estudos anatômicos, o que se percebe por meio da representação das contrações musculares, dos braços, troncos, costas e pernas.

Para Michelangelo, havia uma dimensão fundamental na arte da escultura (e na obra inacabada) que permitia exprimir um sonho de perfeição inalcançável. Mesmo assim, o historiador Giorgio Vasari não deixou de ver em sua "Pietá", feita em 1498 e 1499, escultura que realizou com apenas 23 anos, o milagre de uma rocha sem forma que adquire uma perfeição que nem mesmo a natureza modela.


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