Caetano Veloso homenageia Dom Phillips e Bruno Pereira em show em Brasília

Cantor segurou bandeira com os rostos do jornalista britânico e do indigenista brasileiro durante apresentação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A certa altura de seu show em Brasília neste sábado, dia 18, Caetano Veloso recebeu de sua equipe uma bandeira dobrada. Com a música parada, enquanto o público aplaudia o baiano e sua banda, ele desenrolou o tecido e exibiu para a plateia os rostos do jornalista britânico​ Dom Phillips e do indigenista brasileiro Bruno Pereira. A plateia se levantou e intensificou as palmas.

A dupla foi assassinada na região do vale do Javari, no Amazonas, após ter desaparecido no dia 5 de junho, quando retornava de barco ao município de Atalaia do Norte. Os corpos foram encontrados cerca de três quilômetros floresta adentro.

Caetano segura bandeira com rostos do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira em show em Brasília
Caetano Veloso segura bandeira com rostos do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira em show em Brasília - Reprodução

Enquanto o público seguia aplaudindo e puxava coro contra o presidente Jair Bolsonaro, do PL, Caetano guardou a bandeira e fez uma pergunta. "Por que pararam as investigações?"

A apresentação ocorreu no Auditório Ulysses Guimarães, na capital federal, e faz parte da turnê que leva o nome de seu álbum mais recente, "Meu Coco".

O tour teve início em Belo Horizonte, em abril, e já passou por capitais como São Paulo e Rio de Janeiro. Até dezembro, há shows previstos em Curitiba, Fortaleza, Goiânia e Porto Alegre, por exemplo. Caetano ainda volta a São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília para novas apresentações.

Desde o início da turnê, gritos contra Bolsonaro vêm se repetindo nos shows, com endosso do artista. Na capital mineira, após coros de "fora, Bolsonaro", Caetano respondeu que "sem sombra de dúvida". Em São Paulo, ele mesmo falou suavemente "fora, Bolsonaro".

No setlist há apresentações de faixas de "Meu Coco", como a que dá título ao álbum, além de "Enzo Gabriel", "Anjos Tronchos" e "Não Vou Deixar", por exemplo. Mas Caetano também desfila clássicos, caso de "Sampa", "Leãozinho", "Baby", "Menino do Rio", "Lua de São Jorge".

As próximas apresentações ocorrem em São Paulo, de sexta (24) a domingo (26).

Caetano Veloso durante show da turnê 'Meu Coco' em SP
Caetano Veloso durante show da turnê 'Meu Coco' em São Paulo - Espaço das Américas/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.