Descrição de chapéu Filmes

Entenda por que Robert Pattinson foi considerado o homem mais belo do mundo

Henry Cavill, Bradley Cooper e Brad Pitt também integraram lista que leva em conta constante matemática

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Robert Pattinson, o galã de "Batman" e "Crepúsculo", é o homem mais bonito do mundo de acordo com cálculos de um cirurgião plástico britânico usando a proporção áurea.

Conforme falou ao portal Bright Side, Julian de Silva usou programas de computador para fazer uma lista dos dez astros cujas faces seguiriam a proporção, tamanho e disposição mais adequadas de acordo com a constante matemática definida ainda na Grécia Antiga.

O ator britânico Robert Pattinson - Chris Delmas - 27.out.19/AFP

De acordo com as análises, Pattinson estaria 92,15% adequado à proporção, mantendo feições clássicas e uma "mandíbula maravilhosamente esculpida", afirma Silva. "Sua única pontuação abaixo da média é para seus lábios que são um pouco finos e chatos."

A lista inclui ainda nomes como Henry Cavill, o último "Superman", com destaque para seus lábios e testa, mas que perdeu pontos pelo espaçamento de seus olhos. Já Bradley Cooper, em terceiro, se destacou pela altura correta dos olhos, além do nariz e do rosto bonitos. Por sua vez, Brad Pitt, perdeu pelo formato do nariz.

A lista inclui ainda, em ordem de melhor para o pior, George Clooney, Hugh Jackman, o empresário e ex-futebolista David Beckham (há alguns anos eleito o homem mais sexy por uma revista), Idris Elba e Kanye West, com Ryan Gosling no final da lista.

Para fazer o cálculo, diversas medidas são levadas em conta, tais como o quociente entre o comprimento e a largura do rosto, a distância entre linha do cabelo até o ponto entre os olhos, do ponto entre os olhos até a parte inferior do nariz e da ponta do nariz até a parte inferior do queixo. Já o nariz e as orelhas devem, idealmente, estar de acordo com a distância entre os olhos. Quem mais se aproxima de uma harmonia entre esses números é, nessa fórmula, o mais belo.

A proporção áurea também é citada ao longo da história da arte, ainda que seja mais lembrada como uma referência do que realmente com aplicações práticas. Ainda que seja citada em construções como o Partenon, o templo grego dedicado à deusa Atenas, as proporções não se encaixam totalmente, assim como no "Homem Vitruviano" de Leonardo Da Vinci —considerada uma representação das proporções ideias do corpo humano e que também não obedece 100% da proporção áurea.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.