Disco perdido de Gilberto Gil gravado em Nova York em 1982 é resgatado; ouça

Músico ganha mostra digital no Google com mais de 41 mil imagens e 900 vídeos no aniversário de 80 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Gilberto Gil ganhou nesta terça (14) um museu virtual na plataforma Google Arts & Culture. A mostra digital, lançada no ano em que o cantor faz 80 anos e se torna um imortal da Academia Brasileira de Letras, tem um acervo com mais de 41 mil imagens distribuídas em 140 seções, além de 900 vídeos e gravações históricas digitalizados.

Um dos destaques é um disco nunca lançado, gravado em 1982 em Nova York e que se perdeu quando o compositor voltou ao Brasil. O álbum foi encontrado pelos pesquisadores Chris Fuscaldo e Ricardo Schott durante o processo de pesquisa e digitalização dos materiais do artista.

Todas as faixas estão disponíveis para audição, incluindo gravações inéditas como "You Need Love" —ouça aqui. Parte das músicas é inédita e parte já existia e foi vertida do português para o inglês.

0
Nomes nas faixas no rótulo da fita K7 na qual foi encontrado o álbum de Gilberto Gil gravado em Nova York em 1982 e depois cancelado pelo artista - Google Arts and Culture/Reprodução

O disco foi resgatado a partir de uma fita K7, com uma mixagem não definitiva mas que era a única, afirmou Gil durante entrevista coletiva no evento de lançamento da iniciativa em São Paulo, na manhã desta terça. Gravado durante um período de três meses, o álbum sai agora do jeito que foi encontrado, sem uma nova mixagem.

"É um disco de 40 anos atrás, 40 anos não são quatro dias. Eu ainda com a vozinha [de voz] bem jovem, bem fresquinha. Um resgate precioso", disse o músico. O disco tem participação do ícone da voz negra Roberta Flack e produção do percussionista Raplh MacDonald.

Segundo Gil, a exposição virtual sobre sua vida "é um apanhado eletrônico de todas as coisas que fizemos, as linguagens desenvolvidas". Intitulada "O Ritmo de Gil", a mostra realizada em parceria com o Instituto Gilberto Gil tem uma coleção de itens de sua trajetória, e se vale de documentos, fotos e vídeos para tratar da influência do cantor na cultura brasileira e internacional.

É dividida em três grandes partes —uma dedicada à sua música e discografia, outra sobre momentos de sua vida, incluindo fotos de família de sua infância e adolescência, e uma terceira sobre a influência de Gil no cenário global da música. Tem também entrevistas com Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gal Costa, Jorge Benjor, Carlinhos Brown e o ex-presidente Lula.

Gil disse ter um apreço especial pelos materiais de sua infância e adolescência disponíveis no site, mais até do que pela documentação de sua vida adulta. "Depois que me tornei figura pública, tudo o que apareceu em torno de mim são coisas que já estão na dimensão do homem conhecido."

Ele falou também de seu encanto pelo ciberespaço e pelo mundo digital, transformações que chama de "grande revolução".

Gilberto Gil durante evento de lançamento de sua exposição digital em plataforma do Google, em São Paulo
Gilberto Gil durante evento de lançamento de exposição digital sobre sua obra, em São Paulo - Divulgação Google/Bruno Mooca

Em relação à sua carreira, comentou que há uma possibilidade de os Doces Bárbaros —a banda que ele teve nos anos 1970 com Caetano, Maria Bethânia e Gal Costa—, voltarem, e que Bethânia tem interesse nisso e vem manifestando esta vontade nos últimos tempos. "É possível, sim, que a gente queira e consiga se reunir de novo. Tomara que aconteça." A declaração foi em resposta a uma pergunta de um jornalista da rede Bandeirantes.

"O Ritmo de Gil" é a primeira retrospectiva de um artista brasileiro vivo na plataforma, e está disponível em português, inglês e espanhol.

O Ritmo de Gil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.