Descrição de chapéu
Cinema

'Jesus Kid' tem Paulo Miklos em boa atuação, mas cai em monotonia

Filme de Aly Muritiba narra, em tom de paródia chanchadesca, a história de um pistoleiro protagonista de um western

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jesus Kid

  • Quando Estreia nesta quinta (9)
  • Onde Nos cinemas
  • Elenco Paulo Miklos, Sérgio Marone, Maureen Miranda
  • Produção Brasil, 2021
  • Direção Aly Muritiba

"Jesus Kid" começa quando se reúnem, num vasto salão de restaurante, um escritor de livros de faroeste, um produtor de cinema e um diretor de filmes publicitários que pretende passar ao longa-metragem. O tímido escritor contrasta com os dois outros exuberantes personagens, construídos como óbvias caricaturas dos tipos que representam.

Embora tente cair fora, algumas circunstâncias forçam o escritor a topar a proposta dos cineastas –passar alguns meses de confinamento num hotel a fim de criar um roteiro que envolva o sofrimento da criação, mas com pegada pop e muita ação.

Alguns bons elementos para um filme cômico estão lançados aí, inclusive menções à boçalidade própria da era Bolsonaro. O confinamento do escritor nos lançará a dois territórios cinematográficos conhecidos –o "Barton Fink", dos irmãos Coen, com a trágica evolução do personagem do roteirista, fechado num hotel, e o Wes Anderson, sobretudo o de "Grande Hotel Budapeste".

Sérgio Marone em "Jesus Kid"
O ator Sérgio Marone em cena do filme 'Jesus Kid', de Aly Muritiba - Reprodução

Algum curto-circuito se manifesta aqui, pois é possível pensar numa paródia à maneira chanchadesca —ou seja, de apropriação— de "Barton Fink". É um pouco mais complicado quando se trata de Wes Anderson, que já é um cineasta paródico.

A evolução se dá no sentido do nonsense. O personagem central da obra do escritor, o pistoleiro Jesus Kid, salta das letras para a imagem, trazendo a carga previsível de clichês do Velho Oeste. Surge também Nurse, a enfermeira, com quem o desajeitado escritor deseja transar. Sem falar de Chet —ou Arlindo—, recepcionista do hotel pedante a mais não poder.

São elementos para um filme que busca ser popular, pelo lado comédia e pelo histrionismo de alguns personagens, cujo interesse se perde um tanto desde que os personagens começam a intervir na trama que se desenvolve. Podemos chamar a isso de metalinguagem, mas, à medida que essas intervenções se tornam o próprio fundamento da ficção e a comandam, elas remetem mais à ideia de certa facilidade –basta um personagem tomar do computador que todos os problemas desaparecem.

Não se resolvem, mas se ajeitam. O simpático nonsense esmorece um tanto. Situações se desenvolvem sem nenhum interesse para a trama —a desaparecida tampinha do banheiro, por exemplo— ao mesmo tempo em que as soluções "ad hoc" se acumulam.

A isso se acrescente um problema de mise-en-scène, que o diretor Aly Muritiba não conseguiu contornar. Um filme que se passa basicamente em um ambiente só —o interior de um hotel— exige um tratamento particular para que as imagens não se tornem repetitivas e essa monotonia incida sobre o conjunto do filme.

Esses problemas serão contornados e falar deles parecerá um tanto fútil caso justamente as facilidades que o filme assume consigam elevar a obra à categoria de fenômeno popular, isto é, de eventual sucesso.

Talvez contribua para isso uma distribuição de elenco feliz, especialmente pelo personagem do escritor —Paulo Miklos, no século passado marcante como integrante da banda Os Titãs, se tornou ator marcante desde que lançado por Beto Brant em "O Invasor", em 2001. Mas não é só. Há também Chet, interpretado por Leandro Daniel, que se sai bem. O aspirante a produtor e seu diretor sofrem de ter sua ação sublinhada todo o tempo, mas também não se saem mal e a composição caricatural do diretor gênio publicitário funciona.

Esses aspectos positivos contrabalançam, ao menos em parte, o hábito de sublinhar cada gesto, de preencher tudo de significação, quando toda a ação se apoia, justamente, nos significados prévios da maior parte dos personagens e dispensariam, portanto, esse tratamento.

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior desta crítica identificou o ator Leandro Daniel erroneamente como Leandro Maciel. O texto foi corrigido.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.