Morre a atriz Ilka Soares, de 'Anjo Mau' e 'Rainha da Sucata', aos 89 anos

Também modelo, ela ficou conhecida como uma das mulheres mais bonitas do Brasil nos anos 1950

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | UOL

Morreu aos 89 anos, no Rio de Janeiro, a atriz Ilka Soares. Ela estava internada em uma clínica na capital fluminense e fazia um tratamento contra o câncer.

A atriz e modelo Ilka Soares, em 1952 - Acervo UH/Folhapress

A informação foi confirmada pelo seu neto, o estilista Thomaz Azulay. Ele publicou uma homenagem à avó em seu perfil no Instagram.

"É com tristeza e paz que a família comunica o falecimento da nossa mãe, avó, bisavó e estrela maior Ilka Soares, às 7h30 do dia 18 de junho na clínica São Vicente, no Rio de Janeiro. Ela deixa muita saudade e a certeza de que a vida é bela."

Vida e Carreira

Nascida em 21 de junho de 1932, Ilka Soares foi uma atriz e modelo que, durante as décadas de 1950 e 1960, ficou conhecida como uma das mulheres mais bonitas do Brasil.

A carreira de Soares nos palcos e na televisão começou em 1947, num concurso de beleza promovido pelo jornal O Globo. Na época, sua família não tinha dinheiro para arcar com os vestidos, e ela conseguiu um patrocínio para seguir no concurso.

A atriz Ilka Soares
A atriz Ilka Soares - The Paradise/Divulgação

Foi durante a disputa que ela conheceu Ugo Lombardi, pai de Bruna Lombardi, e foi convidada para fazer teste para o filme "Iracema", adaptação de José de Alencar. O filme foi lançado em 1949 e trouxe maior destaque para Soares. A partir de então, ela foi contratada e começou a trabalhar em programas de TV e telenovelas.

Durante sua carreira, atuou ao lado de figuras como Otto Lara Resende, Dercy Gonçalves, Betty Faria, Marília Pêra, Jô Soares e Paulo Silvino.

Entre as novelas de destaque em sua carreira estão "Anjo Mau", de 1976, "Elas por Elas", de 1982, "Champagne", de 1983, "Corpo a Corpo", de 1984, "Mandala", de 1987, "Que Rei Sou Eu?" e "Top Model", de 1989, "Barriga de Aluguel" e "Rainha da Sucata", de 1990. De seu casamento com Anselmo Duarte, Soares teve dois filhos –Anselmo Duarte Júnior e Lídia. Do casamento com Walter Clark, veio a filha Luciana.

Ela deixa filhos, netos e bisnetos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.